Programa “HumanizAção” gera mais de 600 oportunidades de acolhimento a pessoas em situação de rua no mês de agosto
As equipes do programa “HumanizAção”, que trabalham de domingo a domingo, 24 horas por dia, proporcionando acolhimento e auxílio a pessoas em situação de rua na cidade de Sorocaba, realizaram, no mês de agosto, 702 abordagens sociais especializadas a pessoas nessas condições, sendo que esses atendimentos geraram 643 oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS).
Ao aceitar o acolhimento, as pessoas têm à disposição no SOS, diariamente, alimentação saudável, banho quente, roupas limpas e lugar adequado para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza esse serviço municipal. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para serviços de saúde. O objetivo principal desse trabalho é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade.
“Há dois anos, trabalhamos ininterruptamente, por meio do programa ‘HumanizAção’, buscando com que haja verdadeira mudança na vida de pessoas em situação de rua. Essas ações são de extrema importância, tanto para as pessoas atendidas, que são tratadas com todo respeito e dignidade, bem como para a população em geral, que já consegue observar uma mudança de cenário social em muitos dos principais pontos da cidade”, comenta o secretário de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia.
Desde o início deste ano, até o final de agosto, as equipes do programa “HumanizAção” já tinham realizado 6,7 mil abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, sendo que esses atendimentos geraram mais de 5,8 mil oportunidades de acolhimento no SOS.
O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.
Ações diárias
Ao longo desta terça-feira (4), as equipes do programa municipal realizaram 80 abordagens especializadas a pessoas em situação de rua, em 29 diferentes pontos da cidade, sendo que 24 delas aceitaram receber acolhimento no SOS.
As equipes percorreram os seguintes locais: Rua General Tasso Fragoso; Rua Geraldo Souza Aguiar; Rua Dr. Álvaro Soares; Rua Padre Luiz; Rua São Bento; Rua XV de Novembro; Praça Mãe Preta; Praça Cel. Fernando Prestes; Avenida Ipanema; Rua Salvador Stefaneli; Boulevard Barão do Rio Branco; Avenida Cel. Nogueira Padilha; Rua Santa Marina; Rua Newton Prado; Rua Monsenhor João Soares; Praça Pedro de Toledo; Rua Rosa Maria Oliveira; imediações da Rodoviária; Rua Camilo José Cury; Rua Flórida; Avenida Gen. Carneiro; Avenida Dr. Armando Pannunzio; Rua Comendador Oetterer; Mosteiro do São Bento; Corpo de Bombeiros, na Avenida Dom Aguirre; Praça Lions; Rua Sete de Setembro; Rua da Penha e Praça Frei Baraúna.
Saiba como ajudar
A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).