Mostra reuniu trabalhos de estudantes de diversas partes do país
Dois projetos de estudantes do Campus Registro do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) garantiram o primeiro lugar em suas categorias na XVI Mostra de Ciências e Tecnologias (Mocitec), realizada pelo IFsul, Campus Charqueadas, nos dias 15 e 16 de setembro.
A Mocitec destina-se à apresentação, à avaliação e à premiação de trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em diversas áreas do conhecimento humano, elaborados por estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Educação Profissional de Nível Técnico, Ensino Superior e Pós-Graduação. Os trabalhos premiados garantiram a participação em outras feiras de ciências, inclusive em eventos de abrangência nacional.
Conheça a seguir um pouco dos projetos premiados do IFSP:
Desenvolvimento da automatização com IoT da hortif: horta comunitária do IFSP/Registro
1º Lugar na Categoria Ensino Médio: Matemática e suas Tecnologias / Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Recebeu indicação para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
Desenvolvido pelos estudantes Murilo de Oliveira Lima; Murilo Gomes de Camargo e Yan Gabriel de Oliveira Albuquerque, sob a orientação do professor Raphael de Abreu Alves e Silva, o projeto propõe a irrigação automatizada usando IOT (Internet of Things, em português: Internet das Coisas). O modelo de irrigação escolhido foi o gotejamento, um método que se resume no posicionamento de uma mangueira em toda a extensão do cultivo, com pequenos furos que permitem que a planta receba a água em gotas, com um melhor aproveitamento, trazendo a máxima redução de custos relacionados ao fornecimento desse bem tão precioso.
O sistema é controlado por uma válvula solenoide conectada a um ESP32, por sua vez ligado a um sensor de umidade do solo posicionado diretamente em contato com a horta. Além disso, há um sensor de temperatura colocado nas proximidades. De acordo com as condições do ambiente, os sensores enviam sinais elétricos para o microcontrolador; esses sinais são lidos pelo ESP, que realiza a decisão de abrir ou fechar a válvula, permitindo ou não a passagem de água para a irrigação. Além dos sensores, o sistema também conta com um relógio sincronizado ao horário de Brasília, garantindo, assim, a irrigação periódica da plantação e evitando desperdícios de água, além de possíveis ações prejudiciais à planta, como o afogamento ou cozimento da hortaliça.
Iniciação Científica e Feiras de Ciências — Impactos sobre o Letramento Científico
1º Lugar na Categoria Ensino Superior: Ciências Humanas e suas Tecnologias / Linguagens, códigos e suas tecnologias. Recebeu indicação para a XVI Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí.
Desenvolvido pela estudante Tamiris Marcelly Freitas Rodrigues, com orientação do professor Rodrigo Andrade da Cruz, o trabalho tem como objetivo determinar a influência da experiência em projetos de pesquisa sobre os níveis de Letramento Científico dentre os alunos do Ensino Superior do IFSP, Campus Registro. Por meio da aplicação de questionário, foi quantificada essa diferença entre os discentes participantes e não participantes de projetos de Iniciação Científica e/ou Feiras de Ciências.