NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba, Parque Tecnológico e Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo realizam palestra sobre prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico (PTS), em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, realizou, nesta sexta-feira (20), uma palestra sobre prevenção ao suicídio, que foi ministrada pelo Tenente Coronel Diógenes Martins Munhoz, do Corpo de Bombeiros de São Paulo.  O evento também contou com a participação de funcionários de startups e empresas residentes do PTS.

O encontro reuniu mais de 500 pessoas, de 78 municípios da região, entre militares, representantes da Defesa Civil, Guardas Civis Municipais, entre as quais a GCM de Sorocaba, representantes de instituições de ensino, Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, da Educação, além de estudantes e funcionários de concessionárias de rodovias.

O evento foi aberto pelo presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara, que destacou a importância de palestras e ações, como essa. “Hoje, sediamos um evento muito importante, cujo tema ainda é tratado com certo preconceito, como é o caso do suicídio. Parabéns ao Corpo de Bombeiros de São Paulo pela excelente iniciativa na cidade de Sorocaba, de elucidação sobre esse tema tão sensível”, relatou o presidente do PTS que, logo em seguida, exibiu um vídeo institucional sobre o ecossistema do complexo de tecnologia.

Durante a palestra, os participantes puderam conhecer os principais fatores de risco ao suicídio, os sinais e saber como agir em cada situação. O palestrante compartilhou o conhecimento adquirido em mais de 18 anos de experiência atuando na Escola Superior de Bombeiros. O Tenente-Coronel também é diretor da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps) e idealizador da prática e do curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio.

Além disso, Munhoz ainda é autor de livro homônimo, lançado em 2018, autor de seis artigos científicos referentes ao tema e coautor dos livros “Atendimento Pré-Hospitalar – APH” (2014), “Psiquiatria Estudos Fundamentais” (2018) e “APH no Trauma” (2019).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *