ENTRETENIMENTO

Aluna escritora de 6 anos compartilha experiências

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

Colaborou a estagiária Sara Borato

Em 2022, às vésperas de completar 5 anos de idade, Maria Eva de Abreu Sardinha se tornou escritora ao lançar “Lizabeti e o cachorro perdido”, sua primeira obra. Um ano depois do sonho realizado, com todo apoio da família e de amigos, Maria, que é aluna da Emei Domingos de Macedo Custódio (Vila Tesouro), compartilhou sua história e aprendizados com os colegas da Emei Ana Lúcia de Castro Micheleto (Tatetuba) em um dia especial. 

A experiência da “aula diferente” transcorreu naturalmente, como uma brincadeira de criança, cercada de afeto, alegria e descobertas. Projetos de incentivo à leitura fazem parte das diversas ações em prol da Infância que as escolas da rede de ensino municipal realizam no decorrer de cada ano letivo, com atendimento de qualidade para mais de 32 mil crianças. 

A Emei Ana Lúcia de Castro Micheleto realiza o projeto “Pequenos, grandes escritores – Meu Primeiro Livro” e desenvolve com as turmas de Pré 2 um livro de cada turma, onde as crianças podem ampliar seus conhecimentos sobre os gêneros literários, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação de livros de histórias. 

As crianças têm a possibilidade de ampliar seus conhecimentos referentes aos escritores e ilustradores, podendo também conhecer alguns autores em visita à escola e participar de uma escrita coletiva, além de criarem as ilustrações das obras e terem um dia de autógrafos dos livros, que são entregues a cada família.

Para que a experiência fosse ainda mais especial, a escola convidou a escritora Maria Eva, que conversou com os colegas, apresentou sua obra e passou um dia diferente na escola, trocando aprendizado e inspirando todos.

“Eu gosto muito da história do Chico Bento e de ler gibis. Tenho um monte de livros, até é difícil escolher meu preferido. Foi muito legal falar sobre como eu escrevi o livro, eu acho muito importante ler e fiquei animada”, disse Maria Eva de Abreu Sardinha, 6 anos.  

Pequenas e grandes inspirações

Segundo a professora da Sala de Leitura, Valéria Vespasiano Dalacqua, os alunos participaram com muito interesse de cada processo do projeto, com a história e ilustrações. 

“Os alunos são muito ativos no processo de criação do livro. Eles entraram na história, comentando sobre as cenas e desenhos. Observamos que eles demonstram mais interesse pela leitura e adoram essa atividade em que são protagonistas”, frisou Valéria.

Para a mãe da Maria Eva, Grazielle Pereira de Abreu Sardinha, os hábitos e exemplos na família beneficiam a leitura e o interesse dos pequenos. 

“Acho muito importante, enquanto mãe, incentivar a leitura e a escrita. A Maria tinha o sonho de escrever o livro e nós a incentivamos. Ela ficou muito animada de vir na escola contar para os amiguinhos e o mais legal foi ver que eles se identificam, porque têm a mesma faixa de idade”, disse Grazielle. 

“Eu gostei da ideia de trazer a Maria Eva aqui na escola. Foi muito legal ver ela contar sobre como foi escrever uma história. A professora mostrou um vídeo que tinha um monte de livros e a história que a Maria fez, da Lizabeti”, contou Alice Valentina de Souza Melo Ramos, 5 anos, do Pré 2.

“Estou aprendendo a ler e estou gostando muito, também gosto das imagens e da capa do livro. Na escola meus lugares preferidos são o parquinho e a Sala de Leitura”, destacou Alice. 

“O que eu mais gosto na escola é ir para o parque e o que eu mais gosto em um livro são as imagens. Estou aprendendo a juntar as letrinhas para ler e adoro os gibis da “Turma da Mônica”. Fazer o livro está sendo muito bom”, contou Rafael Anthony Silva Barbosa, 5 anos, também do Pré 2.

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *