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Educação Infantil tem musicalização com as famílias

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

Colaborou a estagiária Sara Borato

A música na Primeira Infância ativa diversas áreas do cérebro relacionadas à cognição social, sentimentos como empatia, sentido de pertencimento, vínculo, tato, além de regiões que estão relacionadas aos movimentos. Nas escolas da Educação Infantil municipal, as aulas com música contam com parceria de familiares de alunos e um toque especial que faz toda a diferença.

Um dos exemplos acontece na Emei Idelena Menezes Trefilio de Carvalho, em Santana, com o projeto de apreciação musical “Vamos Cantar?”, que desperta nos pequenos a experiências musicais por meio do contato com instrumentos e apresentações que envolvem toda a comunidade escolar. 

Arte e afeto

Em família, o aluno Lucas Miranda das Neves, do infantil 2, subiu ao palco acompanhado da mãe Luciana Miranda, do pai Eduardo das Neves e da irmã Lívia Miranda das Neves, para se apresentarem com músicas e instrumentos que animaram a manhã das crianças. 

“Essa interação com as crianças é muito bacana porque fica na memória deles. A música ajuda em diversas áreas, é importante que os alunos tenham contato desde pequenos, a teoria musical, por exemplo, ajuda na matemática e a melodia trabalha conhecimentos diversos. A música é a arte de manifestar diversos afetos da nossa alma”, explica o músico Eduardo.

“O que eu mais gosto nas aulas de música é tocar violão. Acho muito legal escutar a música e cantar com meus amigos e também gosto de brincar”, disse Helena Soares Pinto, 5 anos, do Pré 1. 

“A parte mais legal é quando pegamos os instrumentos para brincar, o meu instrumento favorito é o caxixi. Também gosto da hora do parque”, contou animado Nathan Machado Tavares, 5 anos, do Pré 2.

Para a professora da sala de leitura, Sueli Regina Teixeira, as apresentações de pais e familiares têm se tornado momentos marcantes com muito aprendizado que já fazem parte da rotina escolar. 

“A música é importante porque possibilita o desenvolvimento das crianças na oralidade, socialização, raciocínio e em habilidades de comunicação, respeito às regras e convivência. Garantimos com a música os direitos de aprendizagem, baseados na BNCC: conviver, brincar, explorar, participar, expressar e conhecer-se. Nosso projeto surgiu a partir da ideia de trazer alegria e movimento para as crianças, tendo participação das famílias, que gostam muito e todos participam juntos”, contou Sueli.


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