ENTRETENIMENTO

Hospital Municipal Santa Isabel realiza ações permanentes de promoção da saúde dos servidores

O Dia do Servidor é comemorado neste sábado (28 de outubro), mas no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) a política de valorização e cuidados com os funcionários é permanente. Há aproximadamente um ano, o hospital vem desenvolvendo ações de promoção à saúde de forma sistematizada, cuja programação inclui apoio psicológico, escuta qualificada em setting terapêutico, avaliação das emoções e ofertas de práticas integrativas.  

Entre as práticas integrativas disponibilizadas aos servidores estão auriculoterapia, aromaterapia, cromoterapia, meditação guiada, ventosaterapia, acumpuntura, ioga e massagem. Em sua execução, o projeto conta com o auxílio de uma equipe multidisciplinar, integrada por profissionais das mais diversas áreas de atuação em saúde mental e física, como medicina, fisioterapia, enfermagem, biomedicina, serviço social, nutrição, entre outras.  

A psicóloga Karla Fernandes de Albuquerque, coordenadora do projeto, ressalta que as ações atendem servidores e estagiários de toda rede municipal de saúde, por meio de agendamento. “O Brasil é o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo segundo a Organização Mundial da Saúde. Nesse cenário, há uma parcela importante de profissionais da saúde que sofrem com alterações de ordem mental, muitas vezes, decorrentes das suas práxis diárias ou que foram afetados no período pandêmico. Desse modo, é salutar um olhar diferenciado para o campo da saúde. Nesse sentido, o Hospital Santa Isabel implantou o Projeto de Cooperação em Saúde Mental, que tem possibilitado benefícios significativos para a qualidade de vida dos servidores, incluindo melhora da saúde física, qualidade do sono, produtividade e capacidade de lidar com situações de estresse”, afirma.  

As atividades são realizadas no Centro de Estudo do Santa Isabel (Ceapes), nos turnos diurnos e noturnos, com parceria de instituições como a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), Faculdade Três Marias (FTM), Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (FESVP), FTD Sistema de Ensino e Faculdade Santa Maria (FSM), além de professores e profissionais de saúde.  

Ginástica laboral – Ainda dentro da política de cuidados e valorização dos servidores adotada pela Prefeitura de João Pessoa, tendo como foco a saúde e o bem-estar de todos os colaboradores, o Hospital Santa Isabel também conta com um projeto que oferece ginástica laboral para os profissionais.  

A iniciativa foi idealizada pelo setor de fisioterapia da unidade hospitalar, coordenado pela fisioterapeuta Maria Nelúsia de Souza. As atividades desenvolvidas previnem desconforto osteomuscular relacionados ao trabalho, promovendo melhorias no relacionamento profissional como também na autoestima.  

A ginástica laboral consiste na prática de exercícios físicos de curta duração, 15 minutos, durante a jornada de trabalho. Os exercícios são simples, de respiração, alongamento, reeducação postural, bem como controle e entendimento corporal. Eles são realizados sob a coordenação de um profissional especializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *