Além das atividades do Novembro Azul para a população masculina da Capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa preparou, também, uma programação exclusiva para os funcionários dos serviços municipais de saúde. A ação teve início nesta quarta-feira (1º) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania.
Para o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, a campanha tem o papel de incentivar os homens a cuidarem mais da saúde. “É importante alertar este público para o autocuidado e a procurar com mais frequência os serviços de Atenção Básica para evitar o adoecimento”, afirmou.
Durante a ação, os funcionários terão acesso a massagem, auriculoterapia e outras Práticas Integrativas e Complementares à Saúde, além de palestras de orientação sobre autocuidado e promoção à saúde do homem.
De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Alline Grisi, na próxima semana a ação atenderá os funcionários de outras UPAs e seguirá ao longo do mês em outros serviços da Rede Municipal como hospitais e Unidades de Saúde da Família. “Vamos levar esses cuidados aos nossos funcionários que trabalham prestando assistência à população e às vezes acabam não cuidando de si”, destacou.
Campanha – Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Porém, além de incentivar o cuidado acerca do diagnóstico da doença, a orientação do Ministério da Saúde é que os gestores e profissionais busquem sensibilizar os homens sobre o autocuidado e cuidado integral à saúde já hábitos saudáveis reduzem os fatores de risco de prevalência do câncer.
Em João Pessoa, a Rede Municipal de Saúde oferece assistência integral à população masculina desde a Atenção Básica, nas Unidades de Saúde da Família, até os serviços especializados como as policlínicas, hospitais e Centros de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde. Neste mês, os serviços estão oferecendo uma programação especial direcionada a este público.