O show integra a programação do Circuito Cultural Central, um projeto desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo que visa incentivar a vida artística no centro da cidade, revitalizar a região, fortalecer o comércio e dar mais qualidade de vida às pessoas.
Embora tenha sido nascido e criado como Hugh Holmes em Boston, Massachusetts (EUA), o estilo de sua gaita e vocal deixa claro que o Professor Harp tem o blues de Chicago e de Delta (EUA) correndo em suas veias. Ele se especializou no que chama de “música de raiz”. Sob a influência de diversos grandes nomes do Blues, o Professor Harp desenvolveu um estilo de tocar robusto. Ele frequentemente se utiliza de um sistema de som de alto-falante rotativo (Leslie) para dar à sua gaita um timbre de órgão Hammond, alternando com a gaita de Blues padrão ou tradicional “eletrificada”.
Apresentou-se ao lado de vários nomes de peso, incluindo as lendas Solomon Burke e Luther ‘Guitar Jr.’ Johnson, e tocou ao vivo no Today Show da NBC. Entre as muitas apresentações quentes em clubes de blues, as lembranças que costumam se destacar para o Professor são as noites em que sua harmônica ajudou a reforçar o time em uma “jam session” espontânea com seu antigo mentor, o inimitável bluesman, Muddy Waters.
Daquele dia em diante, ele recebeu um convite permanente para participar sempre que Muddy subisse ao palco. Harp diz que cada show com Muddy foi uma experiência de aprendizado e sempre o cita como seu maior professor. Muddy, por sua vez, o batizou de Professor Harp.
Professor Harp traz consigo a influência de grandes nomes do blues e músicas de seu álbum de estreia “They Call Me The Professor”, lançado em 2011, para a sua primeira vez na América do Sul.
Teatro Municipal
Rua Rubião Junior, 84 – Centro (3º piso)