O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), em Belo Horizonte, oferece o exame de ecodopplercardiograma fetal e pediátrico aos beneficiários da assistência à saúde do Instituto. Essa avaliação por imagem quando indicada pelo médico, auxilia no diagnóstico de alterações cardíacas e no tratamento de doenças relacionas ao coração.
“O ecodopplercardiograma fetal é um exame realizado por meio do equipamento de ultrassom, especialmente ajustado para aquisição das melhores imagens do coração do bebê. Esse exame detecta todas as possíveis doenças cardíacas para que o bebê, ainda intra-útero, possa ser tratado. É um exame indolor que não utiliza nenhum tipo de radiação, o que garante segurança e tranquilidade para a mãe e para a criança, além de não oferecer nenhum risco para o feto”, explica Heloisa Cristina Góis, ecografista fetal do Instituto.
O HGIP possui equipamentos específicos para a realização do ecodopplercardiograma fetal e pediátrico com mapeamento de fluxo de cores, os quais fornecem imagens nítidas capazes de examinar detalhadamente e de maneira completa o coração desses pacientes. “Por meio do exame é possível verificar a estrutura do órgão e o seu funcionamento, como batimentos e ritmos cardíacos, incluindo também a avaliação do fluxo sanguíneo, dentre outros”, destacou a ecografista.
Quando fazer o exame?
Segundo Heloísa Góis, o estudo do coração é indicado para as mães que se encontram na 24ª até a 33ª semana gestacional. “Assim, é possível ir acompanhando o desenvolvimento e funcionamento do órgão, além de possíveis alterações cardíacas”, explicou. É importante destacar que o exame precisa ser solicitado pelo médico, e que os critérios de indicação dependem do obstetra que vem acompanhando a gestante.
Agendamento do exame no HGIP
Para agendar os exames, os beneficiários devem entrar em contato pelo telefone, na Central do Lig Minas 155 (ligações de telefone fixo) ou (31) 3069-6601 (ligações de celular tarifada de acordo com a operadora), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Para o agendamento é importante ter em mãos o pedido médico original (sem rasura), com data (validade dentro de 180 dias), identificação do paciente, nome do exame, justificativa ou CID, assinado e com carimbo médico.