Número de moradores em situação de rua volta a cair em S. José
Lucas Lemes
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
*Colaboração do estagiário Daniel Linhares
Com quase dois meses de ações, a campanha “Não dê esmola, dê cidadania” continua apresentando resultados positivos em São José dos Campos. Entre outubro e novembro, o número de pessoas em situação de rua no município caiu 2,9%. A redução chega a 21,59% se for considerado todo o período da campanha.
Desde setembro, 46 pessoas deixaram as ruas da cidade: de 213 para 167 (21,59%).
As equipes da campanha percorrem todo o munícipio com informação, orientando sobre a melhor forma de ajudar, além de apresentarem o trabalho que a Prefeitura desenvolve para acolher e dar uma nova chance aos que se encontram em vulnerabilidade.
A campanha também está nos busdoors dos ônibus municipais e em comerciais para veículos de comunicação (TV, rádio e internet).
A Campanha
De caráter permanente, a campanha “Não dê esmola, dê cidadania” busca ampliar a divulgação sobre o atendimento oferecido pela Prefeitura às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa visa desestimular os munícipes a dar esmolas, pois faz com que essas pessoas recusem o acolhimento e permaneçam na rua.
As equipes estarão por toda a cidade, acompanhadas por guardas municipais e agentes de trânsito, com o objetivo de engajar a população, principalmente nos semáforos, onde é mais comum a oferta de esmolas.
Incentivo à cidadania
Com 10 vans e três carros de suporte, a equipe de abordagem é formada por 69 agentes para acolher as pessoas, com atuação 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.
Os abrigos municipais estão preparados para acolher todos que estão em situação de rua. A pessoa que aceita ajuda é levada ao Centro Pop, onde é feita a triagem e o encaminhamento para o local adequado.
A Prefeitura também disponibiliza oficinas e atividades de convívio e socialização pelo Centro Pop, com o objetivo de incentivar os munícipes no seu desenvolvimento pessoal e profissional, oferecendo mais qualidade de vida e oportunidade para voltar para o mercado de trabalho.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão