Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Capivaras do Parque da Cidade são protagonistas de game

As famosas capivaras do Parque da Cidade, em São José dos Campos, viraram games! Com recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMC), os irmãos Matheus e Carol Capucho criaram o jogo “Capivara Curiosa”, inspirado nesta figura icônica, para divertir a família inteira.

A ideia surgiu das vivências dos irmãos na infância, em suas visitações ao Parque da Cidade e da vontade de homenagear a cidade e contar, de maneira descontraída, um pouco sobre a cultural do local.

Matheus e Carol transferiram para o game os seus lugares favoritos do parque, como o Museu do Folclore, o lago das capivaras, as palmeiras-imperiais e as esculturas das árvores.

“Além de atividades como corridas, jogar cartas e apreciar eventos de música, já tínhamos o interesse em fazer um jogo da capivara, mas trazer a cultura para o roteiro foi inspirador, principalmente por São José ser uma cidade que respira cultura”, disse Matheus.

O game é fácil de se jogar, as pessoas se identificarão com a cidade e se sentirão dentro do próprio parque, seja passando pelas esculturas de madeira, pelas palmeiras-imperiais ou entrando no Museu do Folclore. 

O jogador estará na figura humanizada da “Capivara Curiosa”, que só quer se divertir num evento cultural. O objetivo do jogo é chegar ao show da “Capibanda”, mas, antes disso, a “Capivara Curiosa” deverá ajudar os músicos a recuperarem seus instrumentos musicais que foram “confiscados” pelo temido “Estrelildo”, o Carrapato Estrela.

O projeto levou dez meses para ser desenvolvido. Matheus Capucho é o responsável pelo desenvolvimento e programação do game, ao lado do convidado Vinicius Mota, estudante de Engenharia da Computação; Carol Capucho cuidou da arte visual; Claudio Capucho trabalhou na produção da trilha sonora, captação de sons originais (os sons do parque, dos passarinhos, entre outros); e Ro Capucho fez a produção cultural, assessoria e divulgação.

“Para nós, os recursos do FMC, apoiando os artistas, é de extrema importância para tirar as ideias do papel, produzir cultura e realizar sonhos. Nosso objetivo agora é, quem sabe, fazer uma versão atualizada do game ou criar outros personagens marcantes da cidade”, afirmou Ro Capucho.

Sobre o game

O jogo é compatível com Windows e é livre para todos os públicos. O link para download está disponível gratuitamente na internet. 

O vídeo de estreia do jogo com todas as informações está disponível no canal de youtube.

Sobre o FMC

O Fundo Municipal de Cultural (FMC), criado em 2013, é um mecanismo de financiamento público, com recursos diretos, para projetos artístico-culturais de artistas, grupos, coletivos ou outras entidades e empresas que trabalham na área artístico-cultural, a serem realizados na cidade de São José dos Campos.

O Fundo Municipal de Cultura busca, desde sua criação, atender a cinco princípios: 

1- Estimular a produção artístico-cultural local;

2- Ampliar o acesso às atividades artísticas e aos bens artístico-culturais para a sociedade;

3- Valorizar os profissionais das áreas artísticas e culturais;

4- Preservar o patrimônio cultural material e imaterial;

5- Estimular e fortalecer as formas de circulação de bens artístico-culturais na cidade de São José dos Campos.

Sair da versão mobile