Cláudio Souza
Secretaria de Saúde
Durante toda a manhã, foram desenvolvidas diversas atividades, como orientações de saúde, aferição da pressão arterial, testes de glicemia (concentração de açúcar no sangue) e aferição de peso, altura e circunferência abdominal.
O evento fez alusão ao Dia Mundial e Nacional do Diabetes, celebrado em 14 de novembro para reforçar a conscientização sobre a doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção.
Conscientização. Saúde bucal teve atenção. / Foto: PMSJC
Pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.
É fundamental que quem tem diabetes amplie os cuidados e tenha acesso à educação permanente para compreender sua condição e realizar o autocuidado diário essencial para manter-se saudável e evitar complicações.
Aval. Marco Antônio elogiou a iniciativa da Prefeitura e pediu mais eventos / Foto: PMSJC
Aprovação popular
“Achei ótimo. Aproveitei para aferir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia. É fundamental termos orientações e nos cuidarmos”, disse a aposentada Conceição Freitas, que mora no bairro Vista Verde, na região leste.
“A Prefeitura está de parabéns por esta ação. Aprendi bastante e vou usar as informações para melhorar, ainda mais, minha saúde. Deveriam ser realizadas mais ações como esta”, afirmou o assistente de vendas Marco Antônio Oliveira Fonseca, que tem 46 anos e reside no Jardim Majestic, também na região leste.
Parceria. Alunos do curso de enfermagem do Cephas participaram da ação / Foto: PMSJC
Mais atividades
A ação contou com a participação de sete alunos do curso técnico de Enfermagem do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), mantido pela Prefeitura por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza); 10 alunas do curso de Nutrição e seis alunas do curso de Psicologia da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).
Mais saúde. Alunas de Nutrição da Univap também atenderam os munícipes / Foto: PMSJC
Novembro Azul
Foram entregues flyers e materiais de conscientização, além de fornecidas informações sobre a campanha e os cuidados que os homens devem ter para prevenir a doença,
Até o próximo dia 30, serão distribuídas nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e nas 5 USFs (Unidades de Saúde da Família) presentes em todas as regiões da cidade kits com flyers e materiais de conscientização. As unidades também estão com decoração especial com adesivos, cartazes, balões e laços azuis.
Em alusão à campanha, o laço azul inflável tem percorrido um circuito de lugares da cidade, com as equipes de profissionais da Saúde distribuindo materiais e conscientizando os munícipes, como ocorreu no Parque Vicentina Aranha no último dia 12 (veja as fotos na galeria abaixo).
Neste domingo (26), das 8h às 12h, a ação será no Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100, em Santana, na região norte).
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde