Onze custodiados da Penitenciária de Teófilo Otoni, localizada no Vale do Mucuri, estão participando de um curso de alfaiataria por meio do Projeto de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap), do Governo Federal. Com uma duração de 28 dias, o objetivo da capacitação é qualificar os detentos para a fabricação de peças de vestuário, modelagem, corte e costura.
As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na Oficina de Corte e Costura instalada no interior da unidade prisional, equipada com maquinário e ferramentas necessárias para a produção das peças. Divididas entre parte prática e teórica, as aulas são ministradas por duas professoras. Durante o curso, os detentos estão confeccionando blusas e calças do uniforme do sistema prisional, bem como jalecos, utilizando os tecidos fornecidos pelo Estado. A previsão é que o curso seja finalizado no dia 20/12.
O Procap tem como objetivo financiar e estabelecer oficinas permanentes de trabalho em estabelecimentos de todo o Brasil, oferecendo cursos de capacitação e profissionalização para os detentos do sistema prisional.