A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) votou e aprovou a progressão do plano de carreira dos servidores da Controladoria Geral do Município (CGM-JP), nesta quinta-feira (21). Ao todo, os vereadores votaram 25 matérias, incluindo o Plano Diretor, a revisão do Plano Plurianual e o orçamento para 2024. Nesta sexta-feira (22), a conquista foi celebrada com um café da manhã na sede da Controladoria, em Água Fria.
O controlador geral do Município, Diego Albuquerque, destacou a importância do projeto aprovado. “Trabalhamos em prol de uma efetiva administração pública em respeito aos contribuintes e aos recursos arrecadados para a cidade, exercendo um papel de controle e auditoria educativa e fiscalizadora. Portanto, a valorização desse profissional é de suma importância, visando uma cidade cada vez melhor. Nos últimos anos, temos colhido os frutos e conquistamos premiações entre as cidades mais transparentes do país”, ressaltou.
Para o auditor municipal de controle interno e diretor de planejamento da CGM, Thiago Sousa, a conquista representa a valorização da carreira desses servidores. “Além de ser uma conquista prevista na lei, é sobretudo a valorização de uma categoria que tem contribuído tanto para o aprimoramento do controle e bom uso dos recursos públicos em prol do bem-estar da população”, concluiu.
Os vereadores parabenizaram a categoria pelas conquistas, destacando o merecimento dos auditores e técnicos de controle interno pelos serviços prestados. “Através do controle interno minimizamos os riscos e combatemos a corrupção na gestão pública. Em João Pessoa, temos colhido os frutos, enquanto cidadão, de uma cidade melhor e mais justa com os investimentos certos”, afirmou o vereador Bruno Farias.
Atuação – Com a missão de zelar pelo controle e pela correta aplicação dos recursos públicos, a Controladoria-Geral do Município atua estabelecendo ações preventivas no combate à corrupção e à improbidade administrativa. Este importante órgão de fiscalização contábil, financeira e orçamentária acompanha e fiscaliza a execução orçamentária e financeira de todas as secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa e ainda faz análises e emite notas técnicas sobre a legalidade dos atos dos administradores municipais.