Há 120 anos nascia a Avenida Salvador de Sá, considerada a rua número 1 da cidade. O importante marco urbanístico foi alcançado em 19 de dezembro, quando o primeiro Projeto Aprovado de Alinhamento (PAA) da cidade do Rio de Janeiro ganhou numeração, iniciando a série histórica que vigora até os dias de hoje.
O PAA é um instrumento de intervenção urbanística destinado ao planejamento e implantação de logradouros – vias e áreas públicas em geral – da cidade. Concebidos como forma de abrir e alargar ruas e praças em meio a um tecido urbano herdado do período colonial, tornou-se instrumento do planejamento urbano para projetar novas vias e espaços públicos que abrissem caminho à expansão urbana. A partir da década de 1970, introduzida na legislação urbanística, a rede de Projetos de Alinhamento (PAs) iniciou uma norma implícita de que todo logradouro tem, ou deve ter, esse registro.
Os documentos surgiram no Rio de Janeiro pelas mãos do prefeito Pereira Passos, que iniciou a série que hoje beira os 13.000 projetos, incluídos os elaborados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a sua versão mais “jovem” de representação, as Plantas de Alinhamentos Projetados (PAPs). Somados à cartografia digital da cidade, os documentos fornecem aos planejadores urbanos uma visão mais ampla da malha urbana do Rio.