A Prefeitura do Rio apresentou na noite desta segunda-feira (29/01) a nova iluminação do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), em fase de testes. A rampa de acesso ao terminal e a passarela que liga a Rua São Cristóvão ao mezanino foram equipadas com 900 metros de tubo de LED. A estrutura foi instalada no entorno do reservatório de água que simula o tanque de gás do antigo Gasômetro. Ainda foram instalados 12 refletores no topo da rampa do reservatório que emitem feixes de luz. Os equipamentos são programáveis e criam efeitos no ar, com variações de movimento, brilho e cor.
A iluminação também receberá cores especiais em datas festivas no calendário da cidade, como por exemplo: a abertura da Cúpula do G20 2024, a campanha de prevenção ao câncer de mama (Outubro Rosa), a abertura do carnaval e o dia do Orgulho LGBTQIA+. A iniciativa é marco na região e muda a paisagem urbana noturna de São Cristóvão.
Terminal Intermodal Gentileza
O Terminal Intermodal Gentileza (TIG) receberá o BRT Transbrasil, que se integra a duas linhas do VLT e a linhas de ônibus regulares. A estimativa é que mais de 150 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias. O investimento da Prefeitura é de R$ 250 milhões para a implementação do projeto iniciado em 2022.
O nome e o projeto do terminal fazem referência a José Datrino, o Profeta Gentileza. Ele ficou conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase “Gentileza gera Gentileza”, que hoje estampa camisetas e vários objetos, e compõe a identidade visual do TIG.
Categoria: