Os representantes da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) e do Conselho Nacional de Juventude da Itália se reuniram nesta terça-feira (6/2), em São Cristóvão, sede da pasta, para dar início a uma relação de cooperação internacional que poderá beneficiar mais de 1,5 milhão de jovens moradores da cidade. O secretário de Juventude do município do Rio, Salvino Oliveira, e a presidente do Conselho italiano, Maria Cristina Pisani, conversaram sobre os feitos e políticas públicas estabelecidas em seus territórios nos últimos anos e o planejamento de ações que irão beneficiar esse público diretamente. O encontro foi promovido pelo Consulado-Geral da Itália por meio da Agência Italiana de Juventude.
Para unir forças, o Conselho Nacional de Juventude da Itália e a Secretaria Especial da Juventude Carioca querem criar um projeto conjunto com foco na requalificação de espaços urbanos com a participação da juventude e estabelecer um vínculo com o Rio de Janeiro em benefício das juventudes.
Nos últimos três anos, o Rio de Janeiro capacitou mais de 150 mil jovens e outros 5 mil foram encaminhados para o mercado de trabalho formal por meio de projetos da JUVRio como o Pacto pela Juventude, o Emprega JUV, os Espaços e Casas da Juventude.
Neste ano, a capital fluminense sediará o encontro da Juventude do G20, conhecido como Y20, no mês de julho. Este será um momento de apresentar o Rio às juventudes de todo o mundo e de engajar os cariocas de 15 a 29 anos nas demandas mais urgentes em nível global. Também participaram da reunião o Cônsul-Geral, Massimiliano Iacchini, a Secretária Geral do Conselho Nacional da Juventude da Itália, Sofia Fiorellini, a Comissária Extraordinária da Agência Italiana para a Juventude, Federica Celestini Campanari, o Adido Comercial italiano, Pietrino Cadoni, o Oficial de programas internacionais – Escritório de parcerias e redes, Giuseppe Gualtieri, e a Colaboradora do projeto Juventude no Exterior, Claudia Meraviglia.
Categoria: