ENTRETENIMENTO

Alunos do Centro de Língua Estrangeira da Prefeitura participam de mostra de cinema

A sétima arte invadiu as salas de aula do Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras de João Pessoa (Celest-JP), que é mantido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Os alunos estão participando do ‘Cine Celest’, atividade que acontece até a próxima sexta-feira (26) no horário das aulas de cada turma.  

“A utilização do cinema como recurso didático permite ao educador despertar em seus alunos o senso crítico e analítico, uma vez que pode desenvolver as noções de permanência e simultaneidade, reconhecendo a importância do papel da memória na história”, afirmou a diretora do Celest, Jéssica Holanda.  

O Cine Celest é um evento institucional planejado com todos os professores e o tema escolhido para este ano foi ‘emoções e sentimentos retratados em filmes’, trabalhando com a interdisciplinaridade com uma abordagem lúdica.  

“Cada turma está trabalhando de uma forma diferente. Após o filme, eles fazem um desenho, um trabalho referente à emoção que tiverem ao assistir ao filme. Essa atividade vai ser exposta futuramente. É um trabalho individual, 100% pessoal, para que eles possam se expressar, trazer suas emoções dentro do idioma alfa, seja inglês, espanhol, francês, alemão ou Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, explicou a professora de inglês, Ana Carolina.  

O filme permite, além de uma nova forma de aprendizagem, que os alunos trabalhem a parte auditiva da pronúncia das palavras e percebam o sotaque nas pronúncias. “Eu acredito que o Cine Celest contribua bastante, porque a gente vai ter um contato maior com o inglês falado. Como a gente está aqui no Brasil, então vamos falar de acordo com o que nos ensinam. Mas o contato direto com a língua inglesa, o sotaque, vai nos ajudar demais”, disse a aluna do 5º nível de inglês, Gabryelle Djoco.  

Já na turma de inglês da professora Taiana Oliveira, os alunos terão que explicar, no idioma alfa, a relação do sentimento com base no tema trabalhado na atividade. “Eles podem falar sobre a emoção que sentiram quando estavam assistindo ao filme ou podem falar sobre algum momento que perceberam emoções. E aí, como a gente vai trabalhar emoções em inglês, a gente já vai fazer esse link do tema junto com o vocabulário em inglês também”, afirmou a professora.  

Ao final de cada exibição, os alunos desenvolvem discussões sobre o tema, com cartazes, construção de personagens com massinhas, entre outras atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *