Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Ação ambiental em área no bairro Pizza Di Roma envolverá jovens do Santuário São Judas Tadeu – Agência de Notícias



25 de abril de 2024

14:22

Por: Mariana Campos


Jovens do Santuário São Judas Tadeu participarão, neste sábado (27), às 9h, de ação ambiental em área na Rua Pablo Gomes Matielli, no Piazza Di Roma, na Zona Oeste da cidade, onde existem nascentes. A iniciativa do padre Flávio Jorge Miguel Júnior, reitor do Santuário, realizada em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Secretaria da Saúde (SES) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), envolverá limpeza do terreno, plantio de árvores e conscientização ambiental.

De acordo com a Sema, essa ação ambiental ajudará na preservação da natureza, já que as matas ciliares protegem a água das nascentes, córregos e rios. As árvores são importantes também para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

Antes do plantio, os participantes farão a retirada de lixo e entulhos depositados irregularmente no local. Em seguida, serão plantadas 30 mudas de árvores de pequeno e médio porte, como araçá-amarelo, urucum, cabeludinha, pitanga, cereja-do-rio-grande, pau-viola e jerivá. São espécies zoocóricas, que servirão para o enriquecimento da área e ainda produzirão frutos atrativos para a avifauna.

Uma equipe da Sema está providenciando toda a estrutura necessária no local do plantio, como o transporte e a seleção das mudas produzidas no viveiro municipal, a abertura dos berços, além da utilização de tutores e insumos. Durante a ação, a Sema ainda realizará uma oficina gratuita com todos os participantes do plantio, mostrando a maneira adequada de realizá-lo.

Além disso, uma equipe da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde estará no local para conversar com os jovens sobre a questão dos possíveis focos de dengue, pois muitos recipientes que acumulam água parada podem se tornar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre Amarela. Ao passo que os profissionais do Saae/Sorocaba vão abordar da importância das nascentes e da conservação dos recursos hídricos da cidade.

Mais informações sobre plantios de árvores em Sorocaba podem ser obtidas junto à Sema, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone: (15) 3219-2280.

Sair da versão mobile