A SES (Secretaria de Estado de Saúde) e o CES (Conselho Estadual de Saúde) realizam nesta terça-feira (30) e quarta-feira (31) a ‘2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde’, que acontece na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande.
Com o tema ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer’, a conferência tem o objetivo de debater a garantia dos direitos e a defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático, além de propor diretrizes para a formulação da Política Estadual e Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, centrada nas demandas atuais das trabalhadoras e dos trabalhadores do SUS.
Para a chefe de Gabinete da SES, Edelma Lene Peixoto Tibúrcio, que representa o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a conferência é um momento fundamental para a construção dos alicerces para a consolidação do SUS.
“O SUS é o sistema em que acreditamos e pelo qual trabalhamos intensamente para que se concretize a cada dia. Espero que seja um momento muito importante, uma oportunidade ímpar, e que todos possam participar efetivamente dessa construção”.
“Hoje é o dia de fortalecer o Sistema Único de Saúde porque reforçamos um laço histórico do SUS, que é a relação do controle social com a gestão. A participação social é a presença de cada delegada e delegado, e é uma imensa alegria ter vocês aqui, motivados e motivadas para debater a democracia e a educação no trabalho”, exaltou a secretária-adjunta de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Laíse Rezende de Andrade.
Durante os dois dias de evento, a conferência promoverá debates sobre os seguintes eixos temáticos:
- Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
- Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e
- Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
Compuseram a mesa de abertura a chefe de Gabinete da SES, Edelma Lene Peixoto Tibúrcio; a presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), Josiane de Oliveira Silva Corrêa; a secretária-adjunta de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Laíse Rezende de Andrade; a Conselheira Nacional de Saúde, Fernanda Magano; a Conselheira Estadual de Saúde, Ada Maria Rodrigues da Cunha Venturini; a coordenadora geral do Conselho Estadual de Educação, Vera Lúcia Campos Ferreira; a vice-presidente do CES, Marcela Fardin Montenegro; e o coordenador do Fórum dos Trabalhadores, Caio Leonedas de Barros.
A 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde tem o apoio da ESP (Escola de Saúde Pública) Dr. Jorge David Nasser, da ETSUS (Escola Técnica do Sistema Único de Saúde) Professora Ena de Araújo Galvão, da Fiocruz Mato Grosso do Sul e da UCDB.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Kamilla Ratier