Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Agência Minas Gerais | Governo do Estado mostra cultura e cozinha mineira nas Paralimpíadas de Paris

As delícias de Minas conquistam os turistas e atletas nas Paralimpíadas de Paris. Tropeiro, queijos mineiros, galinhada e outras delícias da gastronomia do estado estão presentes no Minas Bar até o próximo domingo (8/9), quando terminam os Jogos Paralímpicos 2024.

A ação é similar à promoção da cozinha mineira durante as Olimpíadas, montado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), em parceria com o projeto Fartura Comidas do Brasil e com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge),

Ao todo, são esperados aproximadamente 10 mil visitantes no espaço oficial de Minas Gerais até o encerramento da competição. O novo Minas Bar está situado na Casa Brasil Paralímpico, do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB) na cidade de Saint-Ouen, a 40 minutos da capital francesa.

Lá, um público formado por pessoas de todas as nacionalidades irá degustar um cardápio que mostra a cultura de Minas através da comida, com pão de queijo com pernil, empadinha de couve refogada, broa de milho com queijo Grana dos Laura, torresmo de barriga com limão, bomba de queijo com goiabada, vaca atolada crocante e o tradicional cafezinho.

Quem comanda a cozinha é o chef Henrique Gilberto, que também apresentará cozinhas show. “Decidimos fazer cinco aulas para o público brasileiro, estrangeiro e francês. Vou preparar galinhada, tropeiro, baião de dois, canjiquinha com costelinha e pirão de peixe com pimenta de cheiro”, conta.

Além de divulgar Minas Gerais para atrair turistas e investimentos de todo o mundo, o Estado também marca presença em subsídios para a prática esportiva. Serviços como o Bolsa-atleta e Bolsa-técnico, que apoiam financeiramente atletas e técnicos, ajudaram Minas a ter a segunda maior delegação de paratletas nos Jogos 2024.

Entre os 280 brasileiros, 23 representam Minas na competição mundial, gerando a possibilidade de uma “chuva” de medalhas mineiras.

Minas Bar também nas Olimpíadas

O Minas Bar também fez sucesso e atraiu turistas de todo o mundo na Casa Brasil, montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, durante os Jogos Olímpicos de Paris. Aproximadamente 15 mil pessoas passaram pelo espaço do Governo de Minas na capital francesa ao longo dos 17 dias de competição. 

As delícias da cozinha mineira foram protagonistas, Até esta terça-feira, foram servidas 3 mil porções diárias de pão de queijo, pão de queijo com pernil, broas, queijos, goiabada com queijo canastra, tulipinha de frango, torresmo, frango à paçoquinha, mandioca crocante com molho de manteiga de garrafa e milho frito com queijo e manteiga, totalizando cerca de 40 mil porções.

Autoridades, torcedores, profissionais da imprensa e diversos atletas brasileiros também passaram pelo Minas Bar, caso da skatista medalhista de bronze, Rayssa Leal, que chegou a brincar que se mudaria para Minas Gerais por causa da comida. “Nossa, eu vou para lá. Vou morar lá. Vamos voltar para Minas?”, disse a skatista, depois de dar nota dez para uma porção de pão de queijo com pernil e outras iguarias típicas na estrutura do Minas Bar.

Outra ação realizada pelo Governo do Estado em seu espaço oficial na França foi o Pedale Minas. Enquanto pedalavam uma bicicleta acoplada em um suporte, os visitantes entravam em uma experiência imersiva e “viajavam” por destinos turísticos como Catas Altas, Manhuaçu, Serro e Ouro Preto, entre outras cidades cujas paisagens eram projetadas em um grande telão.

 

 

Sair da versão mobile