Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Alunos do IFSP marcam presença na estreia do Festival Entretodos  – IFSP

Diversos campi exibirão os curtas-metragens selecionados até 30 de setembro 

O IFSP participou, na tarde desta quarta-feira (18), da cerimônia de abertura da 17ª edição do Festival Entretodos, realizada na Cinemateca Brasileira, na capital paulista. Até o fim de setembro, diversos campi do IFSP exibirão os curtas-metragens selecionados para o evento e promoverão debates acerca dos Direitos Humanos.  

Alunos do Campus Itaquaquecetuba do IFSP acompanharam a exibição dos curtas-metragens 33421, Big Bang, Dia de Preto, Maré Braba, e Jurema — a peleja do carcará e suçuarana. Todos os filmes foram selecionados pelo festival, que busca dar visibilidade a produções de filmes nacionais e internacionais, que sejam capazes de sensibilizar e provocar reflexões a respeito de questões sociais, raciais, de cidadania e de identidade de forma lúdica e participativa. 

Depois de assistirem aos filmes, os alunos do IFSP participaram de um debate junto com alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Milena Benedicto, os quais expuseram suas impressões sobre o racismo, a exclusão, o preconceito, as minorias e a sustentabilidade, temas abordados pelos vídeos, além do trabalho desenvolvido pelos profissionais de audiovisual.  

A aluna do curso Técnico em Mecânica integrado ao ensino médio do Campus Itaquaquecetuba Anna Clara Souza Martinusso se mostrou bastante animada com a visita à Cinemateca e destacou o cinema como metodologia de aprendizagem: “é uma forma lúdica de nós jovens apendermos sobre temas tão importantes e presentes na nossa sociedade. Acho que fica mais fácil de entendermos questões complexas”, avaliou.  

Gabriela Peters, professora de Sociologia do Campus Itaquaquecetuba, acompanhou a turma de 30 alunos e exaltou a oportunidade. “Assistir a esses filmes na Cinemateca é diferente de assistir na sala de aula. Aqui é uma potência. E é importante que os alunos saibam do direito deles de virem à Cinemateca e ocuparem outros espaços públicos, ainda que compreendamos as dificuldades, a distância, a escassez de recursos, mas é direito e dever de todo cidadão ocupar esses espaços”, declarou.  

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Alves Scarazzati, citou os impactos trazidos pela parceria. Em 2023, 35 campi do IFSP participaram do festival exibindo filmes e promovendo debates. “O Entretodos aproxima o cinema como linguagem. Todos os docentes podem usar o cinema como metodologia para discussão crítica. A ação é capaz de transformar toda uma sociedade”, enaltece. 

Jorge Grinspum, coordenador do Festival Entretodos, lembra que este é o sétimo ano de parceria entre o Instituto Federal e o festival. Na Instituição, os alunos participantes do Congresso de Extensão e Cultura (Conemac), realizado de 11 a 13 de setembro no Campus Avaré, tiveram um “aperitivo para conhecer o Entretodos”, com a exibição de cinco curtas-metragens e uma atividade de formação conduzida por Jorge. “Os debates foram muito bons, houve muita participação dos alunos”, ponderou.  

O coordenador destaca o impacto dessa parceria, sobretudo nos campi do interior: “como há menos opções de acesso a produções audiovisuais no interior quando comparado à capital paulista, as participações acabam ganhando maior alcance. No IFSP, o Festival Entretodos veio para ficar”.   

Exibição de filmes 

Até o dia 30 de setembro, os campi do IFSP, assim como outras instituições públicas de ensino e espaços públicos de São Paulo, exibirão os filmes curtos, de até 25 minutos, selecionados pelo Entretodos. O público também poderá votar no curta favorito. Para saber os dias e horários das exibições, procure a Coordenadoria de Extensão do seu campus. 

As rodas de conversa sobre os Direitos Humanos estarão presentes após cada exibição. Dessa forma, os alunos do IFSP, assim como o público externo presente nas atividades, terão a oportunidade de conversar com especialistas de diversas áreas.  

A Cinemateca fará mais duas exibições dos curtas do Entretodos, nos dias 25 e 26 de setembro, das 13h, às 15h. A entrada é grauita. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, n.º 207, Vila Clementino.

O encerrameneto da 17ª edição do Festival Entretodos acontecerá no Centro Cultural de São Paulo, na sala Paulo Emília, no dia 29 de setembro, a partir das 18h. O Centro Cultural fica na Rua Vergueiro, n.º 1000, Liberdade. 

Os interessados também podem assistir aos filmes de forma online, no site do evento. 

Saiba mais sobre o Festival Entretodos aqui.  

Sair da versão mobile