Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Licenciamento 2024 chega às placas 7 e 8 em outubro no estado de SP





Conduzir veículo não licenciado é uma das maiores causas de multa no estado; calendário vai até 30 de dezembro



Se o veículo tiver pendência, como IPVA não pago, multas e outras questões, o licenciamento não será concluído. Foto: Governo de SP

Está aberto o licenciamento obrigatório das placas de final 7 e 8 de veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque no estado de São Paulo. O calendário do licenciamento 2024 teve início em julho, com placas de final 1 e 2. Em novembro, será a vez das placas de final 9 e 0. O cronograma, definido pela Portaria nº 17/2023, estipula prazo diferente para os veículos de carga (caminhão e trator), de setembro a dezembro – confira abaixo o calendário completo do licenciamento.

A condução de veículo não licenciado tem sido a segunda maior causa de multa de trânsito neste ano no estado, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD). A infração, considerada gravíssima, é punida com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo a pátio, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para recuperar o veículo, o proprietário deverá pagar todas as dívidas pendentes, assim como o valor da remoção e estadia no pátio. Em 2023, mais de 125 mil veículos foram recolhidos por falta de licenciamento no estado.

Leia reportagem completa na Agência SP

Sair da versão mobile