Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Projeto Minuto Estagiário destaca o protagonismo dos universitários no Governo de MS – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O Programa de Estágio do Governo de Mato Grosso do Sul realiza o Projeto Minuto Estagiário, uma iniciativa audiovisual criada para homenagear os estudantes e oferecer um espaço de protagonismo no ambiente de trabalho. Por meio de vídeos, os estagiários compartilham suas experiências nos diversos órgãos estaduais onde atuam, refletindo o desenvolvimento de suas habilidades durante o estágio.

Um dos destaques do projeto é a Diuly Eduarda Saifert de Sousa, estudante de psicologia da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Ela conta que conheceu o Programa de Estágio por meio de uma notícia e, após se inscrever no processo seletivo, esperou um tempo para ser chamada do cadastro reserva, iniciando seu estágio neste ano de 2024.

Diuly é estagiária no Rede de Saberes, um programa de ação afirmativa que visa apoiar a permanência de estudantes indígenas no ensino superior que é realizado em parceria com quatro universidades do Estado, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e UFGD  (Universidade Federal da Grande Dourados).

A sua função é auxiliar acadêmicos na formatação de trabalhos e no uso de computadores, além de incentivá-los a se inscreverem em editais de programas sociais, como o MS Supera e entre outros que os estimulem a continuidade dos estudos. Ela destaca a importância do apoio oferecido para que esses estudantes acessem políticas fundamentais à sua permanência na faculdade.

“O estágio me proporcionou uma visão ampliada sobre os povos indígenas. Isso me ajuda a entender melhor suas necessidades, especialmente na clínica, pois é uma população que necessita de atendimento especializado e adequado para acesso ao tratamento psicológico”, compartilhou Diuly.

O Projeto Minuto Estagiário não só destaca as histórias dos jovens talentos, mas também reforça o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária através da educação e do trabalho.

Confira as gravações dos vídeos no site oficial do Programa de Estágio do Governo de MS (Clique aqui).

Programa de Estágio do Governo de MS

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec. É coordenado pela Segem (Secretaria-executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo). Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.

Atualmente está em processo de transição administrativa e parceria conveniada. A partir de janeiro de 2025, a iniciativa será gerida pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), sob a coordenação da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul).

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. É ofertado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

Renata Brum, Comunicação Segem

Sair da versão mobile