Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Cine do Centro exibe a história da arte do Impressionismo

João Paulo Sardinha


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

 *Colaborou a estagiária Walquíria Teodoro.

O Museu Municipal prepara mais uma exibição de filme francês, desta vez com a temática do nascimento do impressionismo. A nova edição do Cine do Centro acontece na próxima quarta-feira (13), às 19h, com entrada gratuita.

O filme é livre para todos os públicos e é legendado em português.

O projeto é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo em parceria com a Aliança Francesa Vale do Paraíba e apoio do IFCinema. O Cine do Centro integra o Circuito Cultural Central, programa visa incentivar a vida artística no coração da cidade, revitalizar a região, fortalecer o comércio e dar mais qualidade de vida às pessoas.

A atração deste mês, “1874 La naissance de l’Impressionisme” ou “1874 O Nascimento do Impressionismo” em tradução livre, é um filme documentário de ficção que se passa em 1874, onde revive as histórias dos jovens pintores Monet, Renoir, Degas e seus colegas que se rebelaram contra o academismo de sua época, traçando o surgimento da revolução impressionista.

Sobre o projeto

O “Cine do Centro” prevê sessões de filmes franceses gratuitas toda segunda quarta-feira do mês, no Museu Municipal de São José dos Campos. Desenvolvido em parceria com a Aliança Francesa Vale do Paraíba e apoio do IFCinema, o projeto tem curadoria de Patrick Houdin, diretor cultural das Alianças Francesas do Vale do Paraíba, mestre em relações interculturais pela Universidade Sorbonne em Paris, professor de língua francesa e tradutor.

Ficha técnica

Um filme de Julien Johan, Hugues Nancy

Com os atores Olivier Bonnaud | Marie-Stéphane Cattaneo | Régis Chaussard

Ano: 2024

Duração: 1h35

Gênero: Documentário – ficção

Classificação etária: Livre

Serviço

Cine do Centro – “O Nascimento do Impressionismo”
Quarta-feira – 19h

Museu Municipal de São José dos Campos – Auditório
Praça Afonso Pena, 29, Centro


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Sair da versão mobile