Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Professores visitantes impulsionarão programas de pós-graduação no IFSP – IFSP

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação realizou atividades de acolhlimento aos docentes

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizou o acolhimento de novos professores visitantes contratados para atender os programas de pós-graduação já em funcionamento e apoiar a estruturação de quatro novos programas, em desenvolvimento com base no Edital IFSP 222/2023.

A recepção dos docentes ocorreu no mês de novembro nos campi Matão, Sertãozinho, Guarulhos, São Paulo e Jacareí, em encontros organizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP), com a presença do pró-reitor da pasta, Adalton Ozaki, e do diretor de Pós-Graduação, Orlando Berenguel, além de equipes gestoras dos campi, coordenadores dos programas e professores dos cursos de pós-graduação. 

Os professores visitantes terão um papel fundamental no fortalecimento e na consolidação da pós-graduação no IFSP. Entre suas atribuições estão o compartilhamento de experiências acadêmicas e profissionais com os docentes permanentes, a orientação e o apoio em processos de captação de recursos externos e fomentos, além de contribuir com os coordenadores no cumprimento das exigências do ciclo avaliativo da Capes, e também na elaboração e submissão de novos APCNs (Aprovação de Propostas de Cursos Novos).

“A presença desses professores será essencial para alavancar ainda mais a pesquisa e a pós-graduação no IFSP. Eles trazem não apenas conhecimento, mas também novas perspectivas e contribuições que fortalecem nossos programas e suas conexões com a comunidade científica”, destacou Adalton. 

Essa iniciativa reflete o compromisso do IFSP  em ampliar e qualificar a oferta de cursos de pós-graduação, alinhando-se às demandas nacionais por formação avançada e à promoção da pesquisa de excelência. A contratação de professores visitantes é um importante avanço para os programas de pós-graduação stricto sensu alinhado ao PDI 2024-2028.

Sair da versão mobile