Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Cultura de São José alcança ‘alto grau de satisfação’, diz Indsat

João Paulo Sardinha


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A ações culturais desenvolvidas em São José dos Campos alcançaram “alto grau de satisfação” no último trimestre de 2024. É o que mostra a mais recente pesquisa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), divulgada na última segunda-feira (9).

A Cultura recebeu 704 pontos em uma escala que vai de 200 a 1.000 pontos.

O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia criada pela Indsat, que leva em conta os critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

A Cultura de São José dos Campos recebeu 62,7% de “ótimo” e “bom”, 24,4% de “regular” e 12,9% de “ruim” ou “péssimo”.

O novo levantamento supera os dois anteriores, em abril e julho, quando a cultura alcançou 59,1% e 62,2% de “ótimo e bom”, respectivamente.

A pesquisa teve a participação de 600 moradores maiores de 16 anos. O nível de confiança é de 95%.

Festivais

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realizou, com sucesso, grandes eventos em 2024. Destaque para o Festidança, que teve 381 espetáculos inscritos de 26 cidades do Brasil em junho deste ano.

O Festivale, que aconteceu em novembro, recebeu a inscrição de 179 peças de 12 cidades de todo o país. Semana da Música, Festa do Mineiro e Festa do Tropeiro também movimentaram a cidade.

O Revelando SP, um dos maiores festivais de cultura tradicional do Estado de São Paulo, reuniu um público estimado de 100 mil pessoas no Parque da Cidade, entre os dias 4 e 7 de julho.

Museu

No início do ano, o Museu Municipal de São José dos Campos foi entregue à população. A obra faz parte do programa Urbaniza Centro, que está transformando praças, parques, vias públicas e prédios históricos da região central.

As obras do Museu Municipal, que começaram em janeiro de 2023, incluíram a substituição da rede elétrica, manutenção do telhado, pinturas externa e interna, forro, recuperação do piso, recuperação do amadeiramento, criação de um banheiro família, troca das longarinas e adequação para melhoria da acessibilidade das pessoas, como alargamento de portas e instalação de elevador. Antes disso, o museu também recebeu tratamento de impermeabilização no entorno do prédio.

Economia criativa

São José está na rota dos grandes investimentos nas áreas de cultura e economia criativa. Por meio de parcerias com o Governo de São Paulo e com o Sebrae, tem oferecido capacitação de qualidade para que os artistas aproveitem as oportunidades no setor.

Os cursos do CultSP Pro, do governo estadual, abriram 300 vagas para oito atividades em São José. As aulas, gratuitas e presenciais, são oferecidas em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Prefeitura de São José dos Campos.

Destaque para as aulas de games, VJ e videomapping, que capacitam os participantes a criar conteúdo e entender os principais formatos audiovisuais, incluindo o mercado de E-sports.

Outra iniciativa importante é o curso Empretec, que, no último dia 7 de dezembro, entregou cerificados a 20 empreendedores culturais.

O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil.

A profissionalização do setor fica nos últimos anos merece destaque. O número de artistas cadastrados na Fundação Cultural saltou de 400 para 1.507, no período entre 2016 e 2024.

Arte nos Bairros

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo também ofereceu, em 2024, oficinas culturais nos bairros, com mais de 10.000 aprendizes ao longo do ano, incluindo os alunos das escolas municipais.

O leque de atividades inclui vivências em música, dança, arte circense, entre outros segmentos artísticos.

As leis de fomento à cultura (Lei de Incentivo Fiscal e Fundo Municipal de Cultura) disponibilizaram recursos para projetos. No caso da LIF, por exemplo, foram disponibilizados para o período 2023/2024 um total de R$ 2,620 milhões.

O Circuito Cultural Central foi consolidado e ampliado em 2024, incentivando a vida artística no centro da cidade. O programa, integrado ao programa Urbaniza Centro, da Prefeitura de São José dos Campos, faz parte do esforço para revitalizar a região, fortalecer o comércio e dar mais qualidade de vida às pessoas.

A iniciativa oferece um roteiro pelo centro histórico da cidade, com atividades culturais gratuitas para todas as idades.


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Sair da versão mobile