Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

aplicativo dá mais agilidade e eficiência nas vistorias da Agraer – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

 Agraer desenvolve aplicativo para otimizar gestão de bens voltados à agricultura familiar

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) celebra seis meses de operação do aplicativo Saber – Sistema de Acompanhamento de Bens da Agraer – ferramenta digital que vem transformando o trabalho dos técnicos de campo de Assistência Técnica e Extensão Rural pública. Lançado em agosto deste ano, o aplicativo permite o registro e atualização de informações diretamente nas vistorias realizadas em prefeituras, associações de agricultores e outros parceiros da instituição.

O aplicativo é fruto de uma colaboração entre a Gerência de Contratos e Convênios com o setor de Cartografia e Geoprocessamento. Ele tem objetivo de padronizar, simplificar e modernizar o acompanhamento dos bens cedidos. Outro grande ponto inovador do aplicativo é que ele permite a localização georreferenciada, ou seja, com as coordenadas do ponto exato onde o bem se encontra.

A engenheira cartógrafa da Agraer, Cynthia Roberti, explica que o aplicativo é a primeira etapa de um projeto maior. “Este é apenas o começo. Estamos desenvolvendo um conjunto de sistemas que, no futuro, permitirá que a presidência e a diretoria executiva da Agraer tenham uma visão completa do patrimônio da instituição, facilitando a tomada de decisão e garantindo mais eficiência na destinação de recursos, como emendas parlamentares, por exemplo”, destacou.

Segundo Cynthia, o aplicativo já demonstra resultados expressivos. “Em seis meses, foram elaborados mais de 300 laudos digitais, superando a média anual de vistorias realizadas no método analógico. Além da agilidade no processo, o sistema elimina etapas como digitalização de documentos e envio por correspondência, trazendo economia de tempo e recursos”.

O Saber também é uma ferramenta que opera sem uso de internet (offline) ampliando a acessibilidade nas áreas rurais. Para Yvie Cesco, chefe do setor de Gestão de Processos e Bens Recebidos da Agraer, a inovação trouxe avanços significativos. 

“Esse sistema é simples, funcional e facilita a vida do técnico de campo. Com ele, conseguimos realizar mais vistorias em menos tempo, eliminando tarefas como baixar fotos ou montar relatórios no escritório. Tudo é feito no aplicativo, desde o registro até o envio do laudo digital para o servidor da instituição”, afirma.

Yvie destacou ainda que o aplicativo começou como um projeto-piloto em Ponta Porã, em maio deste ano, e agora já alcança as oito regionais da Agraer em MS. “Estamos na fase de finalizar logins e treinar mais técnicos, mas os resultados são promissores. A tecnologia veio para ajudar não apenas os técnicos, mas também para oferecer mais transparência e uma melhor gestão dos bens da Agraer”, acrescentou.

Aplicativo facilita as vistorias de bens cedidos pela Agraer

O coordenador da Agraer de Jaraguari, Mamede Borges, que já recebeu o treinamento institucional, relatou os benefícios da ferramenta. “Recentemente, durante uma vistoria de bens cedidos, conhecemos o aplicativo Saber, apresentado pela Yvie. Ele facilita muito nosso trabalho, pois permite criar laudos diretamente no campo. Antes, o processo era manual e tomava muito tempo para tirar fotos, coletar dados e organizar tudo para envio. Agora, tudo é feito no aplicativo de forma rápida e padronizada. É uma ferramenta que agiliza o trabalho e garante que os dados estejam sempre atualizados e acessíveis para a diretoria”.

Agora, os próximos passos do projeto incluem o desenvolvimento de um sistema de gestão estratégica e um módulo de transparência que agreguem ainda mais valor de gestão ao Saber. “Teremos um aplicativo voltado à gestão estratégica, onde será possível monitorar, por exemplo, quantas máquinas foram enviadas para cada município, otimizando a tomada de decisões. Além disso, há a pretensão futura de disponibilizar informações ao público sobre esses bens, garantindo transparência e acessibilidade à sociedade”.

Com mais de 4.300 bens cedidos pela Agraer pelos 79 municípios sul-mato-grossenses, o aplicativo Saber representa um marco na modernização da gestão pública no Mato Grosso do Sul. Integrando tecnologia e eficiência, a ferramenta fortalece não só a atuação da instituição, mas também a confiança dos parceiros e beneficiários da Agência.

Aline Lira, Comunicação Agraer
Fotos: Arquivo/Agraer

Sair da versão mobile