Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

São José amplia combate ao descarte irregular de resíduos

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Por MRNews

Paula Paz


Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos tem reforçado as ações para coibir o descarte irregular de resíduos, utilizando monitoramento por câmeras, denúncias, autuações e multas.

Nesta quinta-feira (6), equipes de Fiscalização de Posturas aplicaram duas autuações, no valor de R$ 26 mil.

Uma das infrações foi flagrada pelo CSI (Centro de Segurança e Inteligência) no bairro Frei Galvão, na região leste. As equipes da Fiscalização de Posturas e da Guarda Civil Municipal foram acionadas imediatamente, abordaram o infrator e aplicaram a autuação.

Apoio popular

No Capão Grosso, também na região leste, a fiscalização ocorreu graças à colaboração dos moradores, que denunciaram rapidamente o descarte irregular.

De acordo com a Lei 7.815/2009, jogar lixo, entulho ou outros materiais em áreas públicas pode resultar em multas de até R$ 26 mil.

Além da fiscalização municipal, a população pode ajudar a manter a cidade limpa denunciando infrações pela Central 156 (telefone, site e aplicativo) ou diretamente na Central de Operações da Guarda Civil pelo telefone 153. As ligações são gratuitas.

A Prefeitura conta com a colaboração dos munícipes, já que a preservação do meio ambiente e a manutenção da cidade limpa são responsabilidades de todos.

PEVs

A cidade conta com 15 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), distribuídos por todas as regiões da cidade, incluindo os distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier. O descarte de materiais permitidos nesses locais é gratuito.

Nos PEVs, cada munícipe pode descartar até 1 metro cúbico de resíduos, como:

• Entulho de obras (tábuas, tijolos, telhas, tubulações e pisos)

• Móveis e eletrodomésticos (sofás, cadeiras, geladeiras)

• Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes inteiras

• Restos de podas

• Papel, papelão e óleo de cozinha

Horário de funcionamento:

Segunda a sábado: das 8h às 17h

Domingos e feriados: das 8h às 12h


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Sair da versão mobile