Recomendações da Defesa Civil de Nova Iguaçu para dias com altas temperaturas
Com a previsão de temperaturas superiores a 40ºC para os próximos dias, a Defesa Civil de Nova Iguaçu orienta a população a redobrar os cuidados com a saúde e o bem-estar. A principal recomendação é manter-se bem hidratado, consumindo bastante água, e evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h, quando o calor é mais intenso. Também é aconselhável umidificar os ambientes internos com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água, além de procurar permanecer em locais sombreados, preferencialmente em áreas com vegetação ou ambientes refrigerados.
A partir deste domingo (16), o tempo ficará estável em Nova Iguaçu, com elevação de temperatura e baixa umidade, principalmente entre segunda-feira (17) e quarta-feira (19), onde os termômetros podem ultrapassar os 40°C, e a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30% na terça-feira (18). A sensação térmica poderá atingir, aproximadamente, os 50°C. Entre quinta-feira (20) e sexta-feira (21), a temperatura prevista poderá atingir 39°C, com umidade relativa variando de 30% a 40%, resultando em uma sensação térmica entre 41°C a 45°C.
“Nos próximos dias, Nova Iguaçu deve enfrentar temperaturas elevadas, com máximas podendo chegar a 41°C. A previsão indica dias ensolarados, sem possibilidade de chuva significativa. As altas temperaturas podem acarretar diversos impactos à saúde e ao bem-estar dos moradores”, afirma Jorge Lopes, secretário de Defesa Civil de Nova Iguaçu. “Diante desse cenário, é fundamental que os moradores adotem medidas preventivas, como manter-se hidratado, evitar exposição direta ao sol nos horários de pico e buscar ambientes frescos sempre que possível”.
A Prefeitura de Nova Iguaçu já liberou o uso de bermudas para servidores municipais durante o expediente, motoristas de táxis, vans e kombis credenciadas, além de motoristas e trocadores de ônibus. A liberação da vestimenta vale até o dia 31 de março.
Existem duas maneiras de calcular como nossos sentidos percebem a temperatura do ar, de acordo com especialistas. Na sensação térmica, é relacionada a temperatura real com a velocidade do vento. Já o índice de calor é calculado em função da temperatura e da umidade do ar.
“Isso significa que a percepção do calor pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como localização geográfica, ambiente, se é uma área arborizada ou urbana, tipo de vestuário e outros aspectos que influenciam os sentidos”, explica o secretário.
Segundo a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), agência científica do governo americano que estuda e prevê o clima, oceanos e atmosfera, há alguns efeitos do Índice de calor e os cuidados que devem ser observados. Quando os termômetros estão entre 27º e 32°C, é preciso ter cuidado, pois há possibilidade de fadiga após exposição e atividade prolongadas. Entre 32º e 41 °C, o cuidado deve ser extremo. Já entre 41º e 54ºC, a situação é de perigo. Acima de 54°C, o perigo é extremo, Nos três últimos casos, podem ocorrer hipertermia e câimbras.