Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Agência Minas Gerais | Perdeu documentos durante o Carnaval? Saiba como solicitar a segunda via nos canais oficiais do Governo de Minas

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Após os dias de folia, os cidadãos que eventualmente perderam algum documento pessoal durante o Carnaval, como Carteira de Identidade Nacional (CIN) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), podem solicitar a segunda via de forma ágil e simples diretamente nos canais oficiais do Governo de Minas. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) oferece os serviços no aplicativo MG App, no Portal Cidadão MG e no site de Trânsito.

A segunda via dos documentos pode ser solicitada digitalmente, sem que o cidadão precise se deslocar até unidades físicas de atendimento ou enfrentar filas.

 








 
 
   
   


“É importante destacar que a primeira etapa do processo para solicitar a segunda via de documentos perdidos é registrar a ocorrência de perda. Esse registro pode ser feito facilmente no MG App ou no Portal Cidadão MG e serve para formalizar a perda dos documentos, garantindo que o cidadão emita uma nova via sem complicações”, explica o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

Para solicitar a segunda via da CIN no MG App e no Portal Cidadão MG, o cidadão deve acessar o menu Agendamento de Serviços, em seguida Documentos Pessoais e, depois, Agendar Emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN).

No caso da CNH, é possível realizar o procedimento no Portal de Trânsito, também após o registro do boletim de ocorrência. O site disponibiliza acesso direto aos serviços de trânsito, permitindo, além da emissão de documentos, a regularização de pendências, consulta de multas, agendamento de exames de direção, entre outros.

Além disso, as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) espalhadas pelo estado também disponibilizam o serviço de forma presencial. Nas UAIs, o cidadão pode solicitar a segunda via de documentos contando com o auxílio de profissionais capacitados para esclarecer dúvidas e orientar sobre o preenchimento das informações necessárias.

Os atendimentos nas UAIs são realizados por meio de agendamento prévio, e de forma gratuita pelos canais oficiais do Governo de Minas. As vagas para emissão da CIN são liberadas de segunda a sexta-feira a partir das 7h e o prazo para agendamento é de dez dias. Em casos de urgência comprovada, é possível solicitar o agendamento excepcional por meio do canal “Fale Conosco”, disponível neste link.

Ocorrência

Para o registro de perda de documento, o usuário deve preencher um formulário simples com informações sobre o documento perdido, como tipo, número e, quando necessário, dados adicionais que possam ser solicitados para garantir a autenticidade e a veracidade do pedido.

Serviços digitais

O Portal Cidadão MG e o aplicativo MG App contam com mais de 200 serviços públicos disponíveis para cidadãos, empresas e municípios. O aplicativo ultrapassou a marca de 5 milhões de usuários e pode ser baixado nas principais lojas de apps.

 


Seplag-MG / Divulgação

 

Sair da versão mobile