Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Agência Minas Gerais | Com investimento de R$ 30 milhões, empresa de cabos terá laboratório de testes elétricos mais moderno do país em Itajubá

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Mais oportunidades surgem no Sul de Minas a partir da atração de investimentos. Inaugurada em Itajubá, nesta quinta-feira (20/3), a nova linha de produção de cabos de energia da Cabelauto Condutores Elétricos vai fortalecer o setor industrial da região e gerar 25 novos empregos diretos, contribuindo também para o desenvolvimento do município.

A partir de agora, a empresa, que também trabalha com cabos automotivos, vai duplicar a capacidade de produção de cabos de potência para média tensão até 35 kV, que vai atender os segmentos de concessionárias de energia elétrica, energias renováveis, infraestrutura, indústrias, mineração, siderurgia, óleo e gás, dentre outros.

Essa nova linha de produtos exigiu a construção de novos prédios e a ampliação do laboratório de testes elétricos de Alta Tensão, tornando-o o mais moderno do país. Ao todo, o projeto de expansão da empresa envolveu mais R$ 30 milhões em recursos privados investidos no estado.

Este é mais um empreendimento apoiado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua agência Invest Minas, que, entre outras ações, atuou nas tratativas da empresa junto à Cemig para melhorar o fornecimento de energia no local.

“Apesar de todos os recordes alcançados nos últimos seis anos, percebemos que Minas segue em destaque na atração de investimentos. Isso é a resposta do mercado para todas as melhorias implementadas em nosso ambiente de negócios. E é importante salientar o crescimento de empresas que fornecem produtos para nossa indústria, garantindo uma economia cada vez mais dinâmica e sustentável”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.

Estrutura

Além do investimento em infraestrutura, a ampliação da empresa envolve a aquisição e instalação de máquinas modernas para moldar, reforçar e proteger os materiais. A Cabelauto ainda investiu em um equipamento especial que melhora o isolamento dos cabos de média tensão, garantindo mais segurança e eficiência na transmissão de energia.

Atualmente, a empresa conta com um quadro de 300 colaboradores diretos e ocupa uma área total de 142 mil metros quadrados em Itajubá, sendo que com esta segunda expansão o empreendimento chegou a 30 mil metros quadrados de área construída.

“Nós, do Governo de Minas, nos sentimos orgulhosos por ver o crescimento de empresas como a Cabelauto, que contribuem para o desenvolvimento da comunidade na geração de mais empregos e renda. Nosso trabalho estreita a parceria entre a empresa e o Governo do Estado, com foco no crescimento sustentável, o que demonstra que apoiamos iniciativas que promovem o desenvolvimento de Minas”, ressalta o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Ronaldo Barquette.

A nova linha de produção faz parte do plano de expansão da empresa, voltado principalmente para atender o mercado nacional.

“A Cabelauto viu oportunidade no segmento de renováveis, concessionárias e mineração, decidindo em seu planejamento estratégico do triênio 2023-2025 ampliar sua capacidade para cabos de média tensão. Desta forma, nos consolidamos como um dos principais players no mercado de cabos, reafirmando nosso compromisso com a excelência e qualidade de nossos produtos”, garante o diretor-geral da empresa, Cor Jésus de Miranda.

 

Sair da versão mobile