Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Prefeitura instala mais 55 placas para sinalizar travessia de animais

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

José Roberto Amaral


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu a instalação de mais 55 placas educativas de sinalização para alertar os motoristas sobre a travessia de animais silvestres em vias do município. O projeto piloto começou em junho do ano passado, com a colocação de seis delas no bairro Urbanova, na região oeste da cidade.

Na fase atual, foram implantadas placas em vias nas regiões da cidade onde são comuns o avistamento de animais e maior incidência de atropelamentos, como a Via Oeste e Via Cambuí. Elas também foram instaladas em São Francisco Xavier.

Um dos diferenciais do projeto é a representação nas placas das espécies que, de fato, ocorrem no município. As peças alertam para a circulação de lobos-guará, gambás, tatus, capivaras, cachorros-do-mato, serpentes, entre outros.

De acordo com técnicos da Prefeitura que estão à frente do projeto, a placa do Código Nacional de Trânsito, com a imagem de um veado com galhada, tende a ser desconsiderada por condutores da região.

Animais silvestres

Um dos diferenciais da placa é a imagem de espécies que vivem no município | Foto: PMSJC

As placas obedecem critérios técnicos e têm o objetivo de apontar prováveis pontos de travessias desses animais, que circulam, sobretudo, no final da tarde e à noite, exigindo o olhar atento dos condutores para evitar atropelamentos, danos aos veículos e traumas às pessoas envolvidas.

Ao avistar um animal na via, a orientação é que o motorista não buzine nem acenda o farol. Ele deve reduzir a velocidade com segurança, acionar o pisca-alerta para advertir outros condutores e aguardar a conclusão da travessia.

Proteção ao sagui

O sagui-da-serra-escuro é encontrado nas regiões sudeste e leste | Foto: Allan Souza

A Prefeitura também prepara uma ação para proteção do sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), espécie altamente ameaçada de extinção, que ocorre principalmente nas regiões sudeste e leste de São José dos Campos.

Está sendo realizado o mapeamento das áreas de ocorrência desses animais. Já foram identificados cerca de dez locais onde eles cruzam avenidas pelo solo ou pelos fios da rede elétrica, sob o risco de atropelamento ou eletrocussão.

As placas devem contribuir para chamar a atenção dos motoristas sobre a possível presença dos saguis nos trechos sinalizados. Em breve, serão instaladas passagens aéreas de fauna, que possibilitam a travessia segura dos primatas.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Sair da versão mobile