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Prefeitura do Rio apresenta calendário “Rio o ano inteiro” e projeta arrecadação de R$ 1,7 bilhão com eventos e turismo até 2028 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Rio tem sido sede nos últimos anos de uma série de importantes eventos – Beth Santos/Prefeitura

A Prefeitura do Rio lançou, nesta quinta-feira (24/04), o calendário “Rio o ano inteiro”, uma nova plataforma que concentra, em um só lugar, a agenda dos principais eventos da cidade. Na cerimônia para profissionais do setor, realizada no Roxy Dinner Show, em Copacabana, o prefeito Eduardo Paes e o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, também divulgaram o estudo “Rio: Destino dos Grandes Eventos”, que prevê uma arrecadação de R$ 1,7 bilhão em impostos relacionados ao turismo e eventos entre 2025 e 2028.

Os convidados e a imprensa viram em primeira mão o novo calendário, já disponível no site da Riotur (riotur.rio). A página será atualizada constantemente e tem como objetivo facilitar o planejamento de moradores, turistas e produtores de eventos.

— É uma iniciativa muito importante. A consolidação de um calendário permite planejamento e que os diferentes setores da economia se estruturem melhor — os hotéis, casas como o Roxy, enfim. O governo pode se preparar melhor e tomar medidas importantes da área de segurança. Tudo isso vai ajudando a gente a organizar as coisas e vai mudando a narrativa sobre a cidade — declarou o prefeito Eduardo Paes.

O Rio, que já inclui em seu calendário anual a realização de grandes eventos como o Réveillon de Copacabana e o Carnaval, tem sido sede nos últimos anos de uma série de importantes eventos, de diversas categorias.

Segundo o estudo lançado nesta quinta “Rio: Destino dos Grandes Eventos”, desenvolvido em parceria entre a Riotur e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), a cidade do Rio arrecadou, entre 2021 e 2024, mais de R$ 1,2 bilhão em ISS de serviços ligados ao turismo e eventos. A projeção é de um crescimento superior a 40% no próximo quadriênio, de 2025 a 2028, chegando à marca de R$ 1,7 bilhão.

– O Rio de Janeiro se consolida, cada vez mais, como a capital dos grandes eventos. Seja Carnaval, G20, Web Summit ou shows históricos como o da Madonna e agora da Lady Gaga, a cidade mostra sua capacidade de receber o mundo com segurança, estrutura e espetáculo. É geração de emprego, movimentação econômica e projeção internacional. Não é só um show — é o Rio ocupando o lugar que lhe pertence: o de palco principal do Brasil e do mundo – disse o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.

Somente em 2024, impulsionado pelo show da Madonna em Copacabana, o município arrecadou R$ 424,7 milhões — um aumento de 12,9% em relação a 2023. O levantamento também aponta que, somando empregos formais e microempreendedores individuais (MEIs), o setor de eventos e turismo gerou 31,6 mil postos de trabalho no ano passado, segundo dados do CAGED e do Portal do Empreendedor.

O ano de 2024 foi o melhor da série histórica: a arrecadação com ISS de Eventos (serviços de diversões, lazer, entretenimento e congêneres) alcançou quase R$ 160 milhões, o equivalente a 2,5% do total arrecadado com ISS na cidade, o maior percentual já registrado. Esse valor representa um crescimento de 62,8% em relação ao período pré-pandemia (2019), ou um acréscimo de R$ 60,9 milhões. Considerando a soma do ISS de Eventos e do ISS de Turismo, os dois setores juntos responderam por 6,7% de toda a arrecadação municipal em 2024.

Já em relação ao volume de eventos, o Rio recebeu, em 2024, mais de 4 mil eventos — todos com autorização da Prefeitura, por meio da AEGE|GBP (Assessoria Executiva de Grandes Eventos) e da Riotur — que reuniram um público estimado em mais de 20 milhões de pessoas. O número inclui megaeventos como o Carnaval, o Réveillon, o show da Madonna e o Rock in Rio.

— O calendário de eventos oficial do Rio que lançamos hoje é o retrato de uma cidade pulsante, que esbanja cultura e diversidade, que abraça a inovação, fomenta os novos negócios, vibra com o esporte e celebra a vida. Uma cidade que é símbolo do Brasil para o mundo. Além de centralizar a programação, o calendário unificado de eventos permite que as pessoas se organizem com antecedência e colabora diretamente para atrair turistas — destacou Bernardo Fellows, presidente da Riotur.

O estudo ainda detalha que o Carnaval foi o maior destaque em termos de público em 2024: os blocos de rua, desfiles das Escolas de Samba e demais eventos carnavalescos somaram 8 milhões de participantes, o equivalente a 38,9% do total. Na sequência, vieram:

• Demais eventos realizados no Rio: 5,3 milhões (25,6%)

• Réveillon: 5 milhões (25,6%)

• Show da Madonna: 1,6 milhão (7,8%)

• Rock in Rio: 700 mil (3,4%)

Considerando apenas os eventos fora da categoria de megaeventos, a média de público foi de 1,5 mil pessoas por evento. Do total realizado, 63,5% concentraram-se em três tipos principais: Entretenimento (35,4%), Feiras (19,7%) e Esportes (8,5%).

A expectativa da Prefeitura é de um crescimento real de 41,1% na arrecadação até 2028, consolidando ainda mais o Rio como destino global de grandes eventos.

O estudo completo está disponível no Observatório Econômico do Rio por meio do link https://observatorioeconomico.rio/wp-content/uploads/sites/5/2025/04/RIOTUR_Revista_EstudoGrandesEventos_A4.pdf.

O calendário de eventos para 2025 pode ser consultado no site da Riotur:
observatorioeconomico.rio | riotur.rio

Categoria:

  • 24 de abril de 2025
  • Marcações: arrecadação calendário de eventos Cultura economia Esporte eventos Prefeitura do Rio rio de janeiro turismo

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