Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Formadoras da Prefeitura de João Pessoa participam de encontro de Educação Infantil

Criança Alfabetizada

Formadoras da Prefeitura de João Pessoa participam de encontro de Educação Infantil


30/04/2025 |
15:00 |
195

Formadoras do programa ‘Leitura e Escrita na Educação Infantil’, da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, participaram do terceiro encontro dos formadores municipais e regionais do ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: oralidade, leitura e escrita na Educação Infantil’. O encontro ocorreu da segunda-feira (28) até esta quarta-feira (30), no município de Campina Grande, reunindo representantes de diversas cidades da Paraíba.

‘Leitura e Escrita na Educação Infantil’ (LEEI) é um programa do Governo Federal, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo é fomentar a oralidade, leitura e escrita na Educação Infantil a partir de experiências com diferentes linguagens.

O LEEI acontece em parceria com os estados e municípios. Aqui em João Pessoa, ele é desenvolvido através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) e pelo Departamento de Educação Infantil (DEI), que vêm contribuindo com sua implementação, realizando encontros formativos com as professoras da Rede Municipal de Ensino.

“O programa oferta formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem oral e escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras nessa etapa da educação básica”, disse a diretora do Departamento de Educação Infantil, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima.

A formadora Luciana Pereira falou da importância desse momento de formação. “As muitas informações e conhecimentos trazidos pelo programa têm reverberado de forma positiva nas práticas pedagógicas das professoras que estão tendo a oportunidade de estudar e pesquisar sobre o universo da leitura, da oralidade e da escrita na Educação Infantil”, destacou.