Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Município do Rio lidera em iniciativas de planejamento familiar – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Rio de Janeiro aplicou no ano passado 22 mil dispositivos intrauterinos (DIUs). Foto: Edu Kapps/SMS

Entre as políticas públicas voltadas ao planejamento familiar e à redução da mortalidade materna, o município do Rio de Janeiro aplicou no ano passado 22 mil dispositivos intrauterinos (DIUs). Assim, a cidade foi a que mais fez o uso deste método contraceptivo no Brasil, superando até mesmo os totais de estados como São Paulo, que fez 14 mil aplicações.

Esse resultado foi possível graças ao treinamento e certificação de 300 profissionais das clínicas da família e centros municipais de saúde, entre médicos e enfermeiros, para o atendimento às pacientes e, quando indicado, realizar a implantação do DIU (de cobre ou hormonal). Trata-se de um método contraceptivo reversível e a recomendação é de ser trocado a cada três ou dez anos, dependendo do modelo.

O município do Rio é pioneiro na oferta do DIU hormonal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O método tem 99,8% de eficiência, comparável à laqueadura tubária. A aquisição dos dispositivos é parte das estratégias da Prefeitura para a redução da mortalidade materna, promovendo o planejamento familiar, sexual e reprodutivo das mulheres em idade fértil, além da prevenção de gestações indesejadas.

– Chegamos nesse resultado porque levamos em consideração que o planejamento familiar é uma das estratégias mais importantes para o enfrentamento da mortalidade materna. A SMS oferece em sua rede básica vários métodos contraceptivos, como pílula anticoncepcional, DIU de cobre e hormonal, preservativos masculino e feminino, além das cirurgias de laqueadura e de vasectomia. Com a orientação do profissional de saúde, a mulher ou o casal poderão escolher o mais indicado para o seu caso -, afirma o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

É fundamental ressaltar que os preservativos são os únicos métodos que previnem a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis e devem sempre ser utilizados em conjunto com o método contraceptivo escolhido.

Categoria:

  • 2 de maio de 2025
  • Marcações: Contraceptivo DIU planejamento familiar SUS

    Sair da versão mobile