Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Sétima edição da Conferência Estadual das Cidades acontece em Campo Grande no mês de junho

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Nos dias 5 e 6 de junho, Campo Grande será palco da 7ª Conferência Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul, que acontecerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O evento reunirá 370 delegados eleitos e mais de 300 propostas apresentadas durante as conferências municipais realizadas em mais de 90% dos municípios do Estado.

Com o tema ‘Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social’, a conferência visa discutir e propor diretrizes para o desenvolvimento urbano e regional, promovendo a participação social e mecanismos de cooperação entre os governos da União, Estado e Municípios.

Acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul participarão ativamente do evento, auxiliando na execução da conferência. Essa participação contará como hora-aula e poderá ser considerada parte do estágio obrigatório.

A conferência é um importante espaço para discussão e proposição de soluções para os desafios urbanos do Estado, como foi discutido em cada município, os quais elegeram os delegados que desempenharão um papel vital ao levar as demandas e propostas locais para as discussões em nível estadual, garantindo que a cidade seja ouvida e considerada em políticas mais amplas, fortalecendo a democracia governamental.

Para Tânia Marques, Ponto Focal do estado de MS e Coordenadora do Conselho Estadual das Cidades de MS, cada conferência tem mostrado o empenho dos gestores públicos municipais.

“É satisfatório ver como Mato Grosso do Sul está, pois já concluímos 95% das Conferências Municipais, isso mostra o comprometimento dos municípios com os prazos determinados pelo Conselho Nacional das Cidades/Ministério das Cidades, até por esse processo ser uma etapa preparatória para a Conferência Estadual”.

Ela acrescentou ainda que a realização visa a construção de políticas públicas eficientes, unindo o Poder Público e a Sociedade Civil Organizada para discutir os problemas e desafios urbanos e, ainda definir o desenvolvimento das cidades, apresentando ideias e propostas inovadoras para o gestor público.

Por fim, as propostas e discussões da conferência estadual servirão de base para a etapa nacional, prevista para agosto em Brasília, onde serão debatidas políticas públicas de desenvolvimento urbano em âmbito nacional.

Edyelk Santos, Comunicação da Agehab MS

Sair da versão mobile