Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Com foco no alinhamento de ações e cobertura vacinal, SES promove acolhimento de coordenadores municipais de imunização

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Com foco no alinhamento de ações estratégicas em vacinação, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) promoveu quarta-feira (6) um encontro de acolhimento dos coordenadores municipais de imunização de Mato Grosso do Sul.

Com o objetivo de fornecer informações técnicas para os coordenadores, o encontro discutiu questões relativas ao trabalho e rotina dos profissionais, com abordagem em boas práticas em imunização, a Rede Frio, bem como a atualização e estratégias de vacinação contra a Dengue, Influenza e Covid no Estado.

O gerente de imunização da SES, Frederico Moraes, explica que o acolhimento visa treinar e qualificar os novos coordenadores municipais.

“O encontro fornece informações técnicas atualizadas sobre temas como rede de frio, micro planejamento e vacinas, para que possam realizar um trabalho de qualidade e avançar a cobertura vacinal no Estado. Essa ação também promove o acolhimento e a aproximação entre a gestão estadual e as gestões municipais de saúde pública”, afirma.

Para a coordenadora de Incorporação Científica do PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde, Ana Catarina de Melo, o encontro fortalece as estratégias com foco na melhoria da cobertura vacinal no Estado.

“Esta iniciativa é fundamental para orientar a normatização e as diretrizes do PNI, visando uma estratégia de vacinação mais efetiva e, consequentemente, a melhoria da imunização no Estado. Mato Grosso do Sul vem melhorando suas coberturas vacinais ao longo dos últimos anos e momentos como este irão fortalecer e garantir boas coberturas para todas as vacinas do calendário nacional de imunização”, destaca Ana Catarina.

Coordenadora de imunização do município de Cassilândia, Naiara Maia.

A coordenadora de imunização do município de Cassilândia, Naiara Maia, enfatiza a troca de experiências e conhecimentos que o encontro de acolhimento proporciona.

“Este encontro é fundamental para expandir e multiplicar esses aprendizados em nossos serviços municipais, especialmente na vacinação, visando aumentar a cobertura e manter o Estado em constante melhoria na imunização de todas as faixas etárias. A troca de saberes entre municípios, a aquisição de novos conhecimentos e a elaboração de novas estratégias nos permitem sair daqui com uma nova visão e para implementar mudanças positivas em nossos municípios”

Conforme dados do Painel de Coberturas Vacinais do Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul já alcançou a cobertura vacinal preconizada (maior de 95%) para os imunobiológicos: BCG, Pneumocócica 10v, Rotavírus, Meningocócica C e Tríplice Viral, marcando um avanço expressivo nos índices de imunização.

Além da campanha “MS Vacina Mais Plus”, outras ações já consolidadas, como “Aluno Imunizado” e “Cuidar de Quem Cuida”, contribuíram para o fortalecimento das ações de imunização e, consequentemente, para aumento das coberturas vacinais.

Helton Davis, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis

Sair da versão mobile