Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Campanha do Imposto de Renda Solidário entra na reta final

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Ainda dá tempo de participar de uma causa nobre e contribuir para melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos de São José dos Campos.

A campanha do Imposto de Renda Solidário 2025, lançada pela Prefeitura em março último, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, entrou em sua reta final.

Até o próximo dia 30 de maio, os moradores de São José podem aderir ao movimento. Ao fazerem a declaração do Imposto de Renda, os munícipes (pessoas físicas) e as empresas (pessoas jurídicas) podem doar parte do imposto devido para o Fumdicad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e para o Fumid (Fundo Municipal do Idoso), sem custos adicionais.

Em 2024, o município arrecadou como imposto solidário apenas 1,71%. Portanto, as ações visam ampliar a conscientização dos contribuintes para que, com o engajamento de todos, haja aumento nas doações que beneficiam projetos voltados aos idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade.

Consulte aqui os materiais informativos da campanha.

Campanha

Foi criado um hotsite exclusivo para a mobilização, onde os interessados encontram informações detalhadas sobre como participar.

A campanha tem a parceria do Fundo Social de Solidariedade, que mantém a mobilização permanente ao longo de todo o ano para recebimento de doações para ajudar quem mais precisa.

A Receita Federal, o Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo) e a Assecon (Associação das Empresas Contábeis) também são parceiros da Prefeitura na campanha.

Como doar

A doação para o Imposto Solidário 2025 deve ser informada antes do envio da declaração de renda para a Receita Federal, sem ter que pagar nada a mais por isso e de forma fácil, rápida e segura.

Com esta ação, os contribuintes ajudam as organizações da cidade que atendem crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social, garantindo-lhes melhores condições de vida e dignidade.

As pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido, sendo 3% para o Fumid e 3% para o Fumdicad. Ou escolher um dos fundos e doar 3%.

Já as pessoas jurídicas podem doar até 2% do lucro real, sendo 1% para o Fumid e 1% para o Fumdicad. Ou optar por um dos fundos, doando 1%.

Para saber como fazer a destinação aos fundos, entre no site da Receita Federal.

Passo a passo

• Escolha “doar” e acesse as “fichas de declaração”

• Em seguida, “doação diretamente na declaração”

• Marque a opção “municipal” e, para terminar, “São José dos Campos”

• Escolha quem vai receber a doação (Fundo Municipal do Idoso e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente)

• Siga o passo a passo detalhado na página da Receita Federal.

Novos projetos

As doações serão utilizadas em projetos, após a realização de editais, para ajudar crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Poderão receber as verbas as entidades atualmente cadastradas no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e CMDPI (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa).

Benefícios das doações

• Ajuda quem mais precisa

• É uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais

• Amplia a proteção às crianças, adolescentes e idosos

• É a participação cidadã em benefício de toda a sociedade, sem custo

• Garante um futuro melhor para crianças, adolescentes e idosos

• O contribuinte não pagará mais imposto nem terá sua restituição diminuída

• É um ato de cidadania efetiva

• Seu imposto vira destinação e sonhos viram realidade


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão