Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Carreta da Saúde realiza mais de mil atendimentos em Ponta Porã – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

3ª edição contou com parceria inédita da Secretaria de Estado de Saúde e serviço de apoio espiritual

Entre os dias 13 e 16 de maio, o projeto Carreta da Saúde, idealizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro de Atenção Biopsicossocial (CABS), realizou mais de 1 mil atendimentos a profissionais de segurança pública de Ponta Porã e região. A 3ª edição do projeto foi realizada no 4° Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, no município que faz divisa com o Paraguai.

A ação contou com atendimentos nas especialidades de clínica geral, odontologia, audiometria, oftalmologia (com fornecimento de óculos de grau) e psicologia, além da realização de exames de audiometria. Esta edição teve, ainda, a parceria inédita da Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforçou a quantidade de vacina para o Município de Ponta Porã e foi o Município que enviou a equipe para aplicação das vacinas), por meio da equipe de imunização, que aplicou 209 doses de vacinas, incluindo Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Difteria e Tétano (DT), Hepatite B e Tríplice Viral. Também foram realizados 200 testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

“A realização de ações de vacinação em parceria, é fundamental para ampliar o alcance, a eficácia e o impacto das campanhas de vacinação, refletindo o entendimento de que a vacinação não é apenas um ato individual, mas uma ação coletiva de proteção social”, afirmou a coordenadora de Imunização de Ponta Porã, Janaina Lopes de Almeida.

A gerente de Ações e Metas de Imunização da SES, Lucienne Gamarra Vieira Esmi, destacou a importância da iniciativa de incluir a imunização na ação, o que reduz significativamente o risco de infecção e de desenvolvimento de formas graves das doenças imunopreveníveis entre os profissionais de segurança pública que mantém contato direto com a população.

“A equipe de Imunização realizou atualização do esquema vacinal conforme o Calendário Nacional de Vacinação. As ações implementadas no Estado de Mato Grosso do Sul refletem o reconhecimento da importância desses profissionais e o compromisso do estado com a saúde pública”, afirmou.

Somados aos demais atendimentos na unidade móvel, esta edição totalizou 1.169 atendimentos durante quatro dias de mobilização. O coordenador do CABS, Ivan Gibim Lacerda, celebrou os números. “Essa é uma iniciativa que reforça nosso compromisso com o bem-estar dos profissionais da segurança. Muitos deles têm dificuldade para acessar serviços de saúde, então essa mobilização facilita e valoriza o trabalho de quem cuida da nossa sociedade”, afirmou.

Outra novidade desta edição foi o serviço de Apoio Espiritual aos servidores, reconhecendo a importância da espiritualidade no cuidado integral à saúde. A iniciativa está alinhada à Meta 3.4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa ‘promover a saúde mental e o bem-estar’ até 2030.

“A espiritualidade é reconhecida como um componente essencial da saúde integral, contribuindo para o equilíbrio emocional e psicológico dos indivíduos. Iniciativas que promovem o apoio espiritual podem melhorar a qualidade de vida, especialmente entre profissionais de segurança pública, que frequentemente enfrentam situações de estresse e risco. A inclusão desse suporte busca atender às necessidades individuais dos profissionais, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado”, acrescentou o coordenador do CABS.

O secretário adjunto da Sejusp, coronel Ary Carlos Barbosa, que acompanhou o primeiro dia de atendimentos destacou a importância da ação. “A saúde do nosso efetivo é prioridade. Profissionais saudáveis atuam com mais qualidade e segurança. Ver esse projeto ganhando força a cada edição é motivo de orgulho para toda a Sejusp”, declarou.

Todos os atendimentos foram realizados dentro da unidade móvel adquirida por meio de convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). O projeto garante estrutura adequada e acessível para que os servidores da segurança tenham acesso a cuidados essenciais de saúde, mesmo em regiões mais afastadas dos grandes centros.

Com edições anteriores já realizadas em Dourados e Mundo Novo, o Projeto Carreta da Saúde segue se consolidando como uma das principais iniciativas de atenção integral aos servidores da segurança pública em Mato Grosso do Sul e a próxima edição será realizada em Corumbá, entre os dias 24 e 27 de junho.

Comunicação Sejusp MS

Sair da versão mobile