NOTÍCIAS

Prefeitura monta operação especial para a Marcha Para Jesus na Praça da Apoteose – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Praça da Apoteose – Fabio Motta / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio preparou uma operação especial para a Marcha Para Jesus, evento cristão marcado para acontecer neste sábado (24/5), na Praça da Apoteose, no Centro do Rio. Agentes públicos de sete órgãos e secretarias estarão trabalhando nas Avenidas Marquês de Sapucaí e Presidente Vargas e ruas do entorno para garantir o bem-estar dos cariocas e visitantes, monitorando a ordem pública, a operação de transporte, a fiscalização do trânsito e a limpeza da região. A expectativa é que a Marcha, cujo tema é “A Paz é Para Todos”, reúna cerca de 300 mil pessoas, sendo 40 mil somente dentro do Sambódromo. O evento acontecerá das 14h às 23h.

Parte do calendário oficial da cidade, o evento tem como propósito promover a paz e fortalecer os laços de fé entre os participantes. Além dos momentos musicais, a Marcha é um convite à reflexão sobre a espiritualidade e a unidade dos cristãos. A entrada é gratuita.

A concentração será na Avenida Presidente Vargas, na altura da Avenida Passos. De lá, os participantes seguirão em caminhada até a Praça da Apoteose, onde uma programação especial com shows e ministrações está prevista. Entre as atrações estão Aline Barros, Thalles Roberto, Midian Lima, Bruna Karla, DJ Marcelo Araújo, Sarah Beatriz, Samuel Messias, Sarah Farias, Renascer Praise, Victin, Sued Silva, Valesca Mayssa, Kemilly Santos e Marcus Salles.

Abaixo, o esquema operacional dos órgãos municipais e concessionárias de transportes:

COR-Rio vai monitorar o evento com câmeras e drones

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) terá cerca de 70 câmeras e dois drones dedicados ao monitoramento da movimentação de público, desde a concentração, na Avenida Presidente Vargas, até a Praça da Apoteose. Mais de 100 operadores estarão de plantão na Sala de Situação do COR-Rio. O videowall que exibe as imagens das câmeras espalhadas pela cidade terá um layout exclusivo para o evento com o objetivo de acompanhar o deslocamento dos espectadores.

Interdições ao tráfego começam já na sexta-feira (23/5)

Para garantir a fluidez do tráfego no entorno da área do evento, será implantado esquema especial de trânsito no Centro da cidade. A operação contará com a participação de 74 operadores de trânsito, entre agentes da Guarda Municipal, da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios viários necessários. Algumas interdições começam ainda na sexta-feira (23/05) à noite, de forma a preparar as ruas para a Marcha. Os motoristas devem estar atentos às mudanças.

A pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, receberá gradeamento, no trecho entre a Praça da República e a Rua Uruguaiana, para proteger o público da Marcha, uma vez que a pista central da avenida estará funcionando normalmente para o tráfego de veículos. No sábado, o estacionamento dedicado ao Saara também estará suspenso.

Interdições de via, dia 23 de maio, das 23h às 17h do dia subsequente:

I – Avenida Presidente Vargas, pista lateral sentido Candelária, no contrafluxo, no trecho compreendido entre a Rua Uruguaiana e a Praça da República, para montagem dos trios elétricos e deslocamento da Marcha.

Interdições de via, dia 24 de maio, das 14h às 22h:

I – Avenida Presidente Vargas:
a) Pista lateral, sentido Candelária, no trecho compreendido entre a Rua Carmo Neto e a Rua Uruguaiana
b) Pista central, sentido Praça da Bandeira, no trecho compreendido entre a Rua de Santana e o Viaduto dos Marinheiros
II – Rua Santana, no trecho compreendido entre a Rua Frei Caneca e a Avenida Presidente Vargas
III – Praça da República, pista sentido Central do Brasil, no trecho compreendido entre a Rua Frei Caneca e a Avenida Presidente Vargas
IV – Rua Moncorvo Filho, no trecho compreendido entre a Rua General Caldwell e a Praça da República
V – Avenida Salvador de Sá, no trecho compreendido entre a Rua Frei Caneca, sob o Viaduto Trinta e um de Março, e a Avenida Marquês de Sapucaí
VI – Entroncamento do acesso do Viaduto Trinta e Um de Março para a Avenida Salvador de Sá
VII – Rua Benedito Hipólito, no trecho compreendido entre a Rua Carmo Neto e a Avenida Marquês de Sapucaí
VIII – Rua Afonso Cavalcanti, no trecho entre a Rua Amoroso Lima e Rua Carmo Neto
IX – Rua Comandante Maurity, em toda sua extensão
X – Avenida Marquês de Sapucaí, no trecho compreendido entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Benedito Hipólito
XI – Rua Frei Caneca, no retorno de acesso à Avenida Salvador de Sá

Proibição de estacionamento, no dia 24 de maio, das 5h às 21h

I – Rua Amoroso Lima, entre a Rua Afonso Cavalcante e a Avenida Presidente Vargas
II – Rua Carmo Neto, em toda sua extensão
III – Rua Heitor Carrilho, em toda sua extensão
IV – Rua Frei Caneca, entre a Rua Heitor Carrilho e o Túnel Martim de Sá
V – Av. Presidente Vargas, pista lateral, sentido Candelária, no trecho compreendido entre a Praça da República e a Rua Uruguaiana

Inversão de sentido viário, dia 24 de maio, das 14h às 22h

– Rua Amoroso Lima, no trecho compreendido entre a Rua Afonso Cavalcanti e a Avenida Presidente Vargas, sentido da Rua Afonso Cavalcanti para Avenida Presidente Vargas.

Bolsão de estacionamento de ônibus fretados, dia 24 de maio, das 11h às 22h nos seguintes locais:

– Avenida Presidente Vargas, pista central sentido Praça da Bandeira, em ambos os bordos, no trecho compreendido entre a Rua de Santana e o Viaduto dos Marinheiros
– Rua Rivadávia Corrêa, em ambos os bordos, no trecho compreendido entre a Rua da Gamboa e a Via Binário do Porto

Guarda Municipal e Ordem Pública empregam efetivo de 95 agentes durante evento

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) empregarão um efetivo de 95 agentes em apoio ao evento gospel Marcha para Jesus. As equipes vão atuar a partir das 10h, no controle urbano e de trânsito, desde a concentração na Avenida Presidente Vargas até a Marquês de Sapucaí. Além de viaturas, o esquema conta com quatro reboques. A operação vai permanecer no local até o término do evento, para garantir o ordenamento urbano e também auxiliar o público participante.

Linhas de ônibus terão desvios para atender à Marcha

O público que for à Marcha Para Jesus deve atentar para os desvios de itinerário das linhas que têm a Avenida Presidente Vargas como parte do itinerário, nos horários de interdição da via:

Sentido Zona Norte: As linhas provenientes da Zona Sul serão desviadas pela Avenida Mem de Sá, e as provenientes do Centro farão o trajeto pelas ruas Visconde de Rio Branco e Frei Caneca.
Sentido Zona Sul: As linhas seguirão pelas ruas Carmo Neto, Heitor Carrilho , Frei Caneca, Túnel Martim Sá e Riachuelo.
Sentido Centro: As linhas seguirão pelas ruas Carmo Neto, Heitor Carrilho , Frei Caneca, Túnel Martim Sá e Henrique Valadares.

Comlurb atuará com 146 garis e fiscais para garantir a limpeza da região

A Comlurb vai atuar em toda a área externa da Passarela do Samba e nas ruas do entorno, com 130 garis e 16 fiscais de serviço, que vão se dividir em dois turnos, das 6h às 14h, com a pré-limpeza, e das 14h às 22h, durante e após as apresentações musicais. As equipes de limpeza vão acompanhar a caminhada dos participantes na Avenida Presidente Vargas até a Marquês de Sapucaí.

Os garis vão trabalhar com apoio de duas varredeiras de grande porte e seis sopradores no auxílio à varrição; dois caminhões compactadores para remoção dos resíduos recolhidos; duas pipas d´água e duas vans motobomba para lavagem de toda a área externa do Sambódromo, com água de reuso, sabão e essência de eucalipto, antes de depois do evento. A Companhia vai disponibilizar contêineres de 240 litros e de 1.200 litros, em pontos estratégicos dos acessos à Passarela do Samba, para que os fiéis possam fazer o descarte de forma correta dos resíduos, contribuindo com a limpeza urbana e o trabalho dos garis.

Prefeitura estará presente com a campanha Rio Mais Seguro para as Mulheres

A Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados estará presente com a campanha Rio Mais Seguro para as Mulheres, voltada à conscientização e ao enfrentamento do assédio e da violência contra as mulheres. A iniciativa contará com a distribuição de materiais informativos, orientando o público sobre os tipos de violência e os canais de apoio disponíveis. Os banheiros femininos do evento também serão adesivados com peças da campanha, incluindo QR Code que direciona para o site www.mulher.rio, da Prefeitura do Rio, onde é possível acessar informações e localizar o ponto de atendimento mais próximo. A ação contará com 20 mobilizadoras atuando diretamente na distribuição dos materiais e apoio ao público.

Organização do evento disponibilizará 4 postos médicos e 70 banheiros químicos

A organização do evento programou a montagem de quatro postos médicos dentro do Sambódromo para atender a eventuais emergências. Mais de 70 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos e maqueiros estarão de plantão. Estão previstas ainda 4 ambulâncias com equipes para acompanhar os trios elétricos na Presidente Vargas. O perímetro do evento terá 70 banheiros químicos para uso do público, além dos banheiros das arquibancadas da Passarela do Samba, que estarão abertos e contam com acessibilidade. Um contingente de 35 brigadistas de incêndio também estará de plantão no evento.

VLT Carioca terá esquema especial

Os fiéis poderão chegar ao local de concentração do evento, na Avenida Presidente Vargas, próximo à Avenida Passos, usando o VLT Carioca. Quem estiver no Terminal Gentileza deve embarcar na Linha 4 (Terminal Gentileza x Praça XV) e desembarcar na estação Tiradentes.

Os clientes que chegam pela Central do Brasil também têm a opção de pegar a linha 3 (Central x Santos Dumont) na parada Central ou Cristiano Ottoni e saltar na estação Camerino – Rosas Negras. O VLT funciona das 5h às 23h, com intervalos médios de 15 minutos aos sábados.

A passagem do VLT custa R$ 4,70 e pode ser paga pelo Cartão Digital Jaé ou Riocard, adquiridos via app das empresas. Vale lembrar que o cartão físico Riocard é unitário, ou seja, cada passageiro deve utilizar o seu para validação interna no VLT. Já no caso do cartão Jaé, é possível múltiplo pagamento. Além da versão digital, o cartão físico da Jaé pode ser comprado nas caixas de autoatendimento presentes no Terminal Gentileza, paradas e estações do VLT. No interior das composições, o pagamento deve ser efetuado mediante a aproximação do cartão (virtual ou físico) na tela no validador fixado nos balaústres próximos à porta dos trens.

SuperVia terá trens extras após a Marcha para Jesus

Os participantes da Marcha para Jesus poderão contar com trens extras na volta para casa. Após o fim do evento, teremos viagens para Japeri, Santa Cruz, interligado ao Deodoro e Saracuruna, a partir da estação Central do Brasil. A estação Central do Brasil funcionará para embarque até às 22h15. As demais estações funcionarão apenas para desembarque. Para a ida, os clientes poderão utilizar normalmente os trens da grade.

Ramal Santa Cruz
Viagens extras partindo da Central do Brasil:
Central do Brasil para Santa Cruz21h5024/5
Central do Brasil para Santa Cruz22h2024/5

Ramal Japeri
Viagens extras partindo da Central do Brasil:
Central do Brasil para Japeri22h0024/5
Central do Brasil para Japeri22h3024/5

Ramal Saracuruna
Viagens extras partindo da Central do Brasil:
Central do Brasil para Saracuruna21h3024/5
Central do Brasil para Saracuruna22h0024/5
Central do Brasil para Saracuruna22h3024/5

Metrô

O MetrôRio funcionará das 5h à meia-noite. A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.

Para oferecer mais comodidade e facilidade, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação nas estações do centro.

Para ida ao evento, as estações recomendadas são Central do Brasil/Centro e Uruguaiana/Centro. Para volta, após o fim da celebração na Apoteose, a orientação é que os clientes utilizem as estações Praça Onze e Central do Brasil/Centro.

A concessionária recomenda ainda que os clientes utilizem métodos de pagamento por aproximação ou comprem e recarreguem seus cartões com antecedência para evitar filas.

Categoria:

  • 22 de maio de 2025
  • Marcações: Marcha para Jesus operação especial Praça da Apoteose Prefeitura do Rio Sambódromo