A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (AEMP), realiza nesta sexta-feira (23) uma manhã de acolhimento com mulheres que integram grupos da economia solidária, especialmente catadoras em situação de vulnerabilidade social. A ação tem início às 10h e acontece na sede da AEMP, localizada na Rua Rodrigues Chaves, s/n, no bairro de Trincheiras.
As participantes vão receber cuidados com a beleza, brindes e terão um almoço especial, que será servido perto do meio-dia. Essa iniciativa tem como objetivo oferecer um espaço de valorização, reconhecimento e cuidado a mulheres historicamente marginalizadas.
A ideia do evento nasceu a partir de uma conversa entre as integrantes da Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba e a equipe da Diretoria de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan) da Sedes. O grupo tinha o desejo de desenvolver ações com pessoas em situação de vulnerabilidade social, já que a AEMP tem um trabalho contínuo com a solidariedade e a cidadania ativa.
“Foi nesse contexto que se pensou em proporcionar um momento especial para mulheres catadoras atendidas pelo setor de Economia Solidária da Sedes. São mulheres que enfrentam diariamente uma luta intensa pela sobrevivência, com uma rotina exaustiva e pouco reconhecimento, apesar de sua contribuição significativa para a preservação ambiental”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Norma Gouveia.
Ao promover momentos de afeto, autoestima e pertencimento, a ação contribui para a dignidade e o empoderamento dessas mulheres, reforçando o papel transformador da economia solidária e da articulação entre poder público e sociedade civil.