Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Workshop amplia conscientização sobre igualdade racial

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Uma aula de história, ancestralidade e respeito às diferenças. O workshop “Trajetória do Africano em Território Brasileiro”, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos na última sexta-feira (13), ampliou a conscientização sobre a importância da promoção da igualdade e da justiça racial.

Durante três horas e meia, os munícipes e servidores municipais que compareceram ao Cefe (Centro de Formação do Educador) acompanharam a apresentação comandada pelo professor Natanael dos Santos, palestrante, escritor, historiador e pesquisador, que desenvolve trabalhos de pesquisa no campo da historiografia africana em teses de mestrado e doutorado.

Ele é membro fundador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e conduziu o workshop em parceria com o grupo Griô Educacional.

O workshop emocionou o público, com muita história e músicas que contribuíram para ressignificação do passado para construção de um futuro melhor para todos.

“Este workshop foi muito importante para abrir nossos olhares e mentes sobre este tema. A luta contra o racismo é de todos nós”, disse Eliana Galvão, que tem 61 anos e é professora da rede municipal de ensino de São José.

Informação

De acordo com o professor Natanael dos Santos, que ministra palestras, workshops e seminários em todo o Brasil, a informação é a melhor arma contra o preconceito e o racismo.

“É importante falarmos da historiografia do Brasil com a contribuição do africano, possibilitando o entendimento de quem somos e o que desenvolvemos para nossa cultura”, afirmou o historiador.

“O foco que precisamos ter é que o preconceito existe por falta de informação e que a nossa diferença não faz a menor diferença”, completou.

Ancestralidade e resistência

O workshop foi mais uma ação da Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Ele faz parte do letramento racial, processo de educação e conscientização através de iniciativas e programas que buscam desenvolver a capacidade crítica para identificar e enfrentar o racismo estrutural.

Também teve como objetivo fortalecer o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, conforme previsto nas leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008 para uma educação mais inclusiva, plural e antirracista.

Combate ao racismo

A Prefeitura, por meio da Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, tem ampliado as ações e eventos de combate ao racismo, com iniciativas de conscientização e sensibilização ao longo de todo o ano, sempre em parceria com o Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial).

No último dia 24 de maio, foi realizada a 2² Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com a participação de 200 inscritos no Cefe.

Somente em 2024, cerca de 50 mil pessoas foram beneficiadas com palestras, cursos, seminários, oficinas e rodas de conversa.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Sair da versão mobile