Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Cisne Negro Cia. de Dança se apresenta no Cine Santana


Cisne Negro Cia. de Dança se apresenta no Cine Santana




Fundação Cultural Cassiano Ricardo

*Colaborou o estagiário Gustavo Paiva

O Cine Santana recebe na próxima sexta-feira (27), às 20h, a Cisne Negro Cia. de Dança, que apresenta a pré-estreia do espetáculo “Que Tal o Impossível? ”, inspirado na obra de Itamar Assumpção, além de “Lampejos: Uma Degustação Visual”.

A companhia também oferece, antes da apresentação, uma oficina e uma palestra, cada uma com 30 vagas. Confira a programação abaixo.

A Cisne Negro Cia. de Dança, fundada por Hulda Bittencourt, onde foi diretora artística por 44 anos e atualmente sob a direção artística de Dany Bittencourt, é considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, sucesso de crítica e de público, com quase cinco décadas de existência, olhando para o futuro, sempre pronta para levar a sua inovadora dança aos quatro cantos do planeta!

Programação

16h – Oficina “Desenho do Corpo”

Jorge Garcia, coreógrafo que idealizou “Que Tal o Impossível? ”, convida os participantes a explorar os limites e possibilidades do movimento, por meio de exercícios que estimulam uma percepção ampliada do corpo e de sua relação com o espaço.

18h – Palestra sobre vida e obra de Itamar Assumpção

A palestra conta com a participação de Lara Rennó, cantora e compositora que iniciou sua carreira ao lado de Itamar, como backing vocal de sua banda.

20h – “Lampejos: Uma Degustação Visual”

Criada em 2022 por Andressa Miyazato, é uma obra que transita entre memórias, afetos e referências culturais. Com forte inspiração na dança Butoh — estilo originado no Japão —, a coreografia reflete as vivências da artista, incluindo sua passagem de sete anos pela Cisne Negro e sua trajetória internacional na Áustria. A trilha sonora é assinada pelo multi-instrumentista francês Jean-Jacques Lemêtre, também compositor de obras para o Théâtre du Soleil. Assim como acontece na coreografia, a sonoridade da montagem carrega elementos da música asiática, misturados aos sons das memórias afetivas da coreógrafa.

“Que Tal o Impossível? ”

Inspirada na música homônima de Itamar Assumpção, a obra mergulha no universo sonoro e poético do artista, combinando movimentos contemporâneos, sensibilidade e ludicidade. A montagem celebra a diversidade e a efervescência cultural de São Paulo, com cenários que remetem à vida noturna da metrópole e uma trilha vibrante que dialoga com a estética singular de Itamar.

Após a apresentação, a Cisne Negro promove uma roda de conversa de 30 minutos com o público, compartilhando detalhes do processo criativo e as inspirações que deram vida às obras.

Serviço
Cine Santana
Avenida Rua Barbosa, 2005 – Santana


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo