Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Bonito é o melhor destino de ecoturismo para os paulistanos, diz Datafolha

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Por MRNews

Bonito foi destaque na Folha de São Paulo como o destino preferido dos paulistanos quando se fala em ecoturismo segundo pesquisa do Datafolha. A matéria ressalta a beleza natural da cidade, seu crescimento sustentável e a preferência crescente dos turistas. Confira a matéria completa:

Difícil o nome de uma cidade combinar tanto com suas paisagens. Bonito, em Mato Grosso do Sul, com suas grutas e rios de águas cristalinas, é o tipo de lugar que deixa os turistas de boca aberta a cada passo ou cada mergulho. Não por acaso, metade da arrecadação da cidade vem do movimento gerado pelos visitantes, segundo a prefeitura.

A pesquisa Viaja São Paulo comprova que a reputação da cidade só aumenta. Na primeira edição, realizada em 2017, Bonito foi considerada o melhor destino de ecoturismo, mas empatou em primeiro lugar com a Amazônia e Brotas (SP). Este ano, está sozinha no pódio, com 10% das menções espontâneas.

Fumacê percorre oito bairros da Capital nesta terça-feira (08) – CGNotícias

Governo de MS inicia monitoramento do PPA 2024-2027 com unidades gestoras – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O número crescente de voos diretos para Bonito, na opinião do prefeito Josmail Rodrigues, tem ajudado a manter a cidade no radar dos paulistas. “Temos voos da Gol, saindo de Congonhas, e da Azul, partindo de Campinas. Em setembro, a Latam inaugura voos decolando de Guarulhos. Com isso, estaremos ligados aos melhores aeroportos do país”, afirma.

Quem chega por terra também encontra mais conforto e segurança. A pavimentação da rodovia MS-345, que liga Bonito a Campo Grande, foi entregue no segundo semestre de 2024 e encurtou o caminho.

Um extenso calendário de eventos, distribuído ao longo dos meses, faz com que a alta temporada dure o ano quase todo —a exceção é o finzinho do verão, quando as águas de março provocam cheias que inviabilizam o turismo.

Dados do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (Oteb) mostram que 290 mil pessoas visitaram a cidade em 2024 —entre os brasileiros, os paulistas respondem por 36,6%. Mas a intenção do governo municipal e dos agentes do setor não é lotar a cidade, pelo contrário. Com 7.000 leitos e 500 casas de aluguel por temporada, Bonito evita o turismo de massa a todo custo.

Prefeitura de Bonito promove capacitação para guias de turismo e colaboradores da Gruta do Lago Azul – Prefeitura Municipal de Bonito

 Funsat oferece 2.021 vagas nesta terça-feira (8) – CGNotícias

Segundo a vice-prefeita Juliane Salvadori, que acumula o cargo de secretária de turismo e desenvolvimento econômico, o controle preciso impede a superlotação. “O sistema de voucher exige que os visitantes façam reserva para entrar em qualquer atrativo. Se cabem 305 pessoas por dia na Gruta do Lago Azul, a 306ª não entra. Somos rígidos”, avisa.

A preservação do meio ambiente é um cuidado permanente. O próprio voucher, que já foi impresso, hoje é 100% digital, para evitar descarte de papel. E ninguém passeia sem a companhia de um guia local, que ajuda a garantir que as regras ambientais serão obedecidas. Desde 2022, a cidade ostenta a certificação de carbono neutro. “Fomos a primeira cidade certificada no mundo”, orgulha-se o prefeito.

Sair da versão mobile