Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Hospital Municipal Santa Isabel recebe visita de equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, visitaram, nesta terça-feira (8), o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), onde está sendo implementado o Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA). A equipe fez uma apresentação do programa e visitou setores do hospital, conhecendo melhor a realidade do HMSI, tanto em termos de equipe, estrutura física, perfil de pacientes e de atendimento.

“Com essa aproximação, estreitamento com a equipe, buscamos facilitar as nossas intervenções, articulações para o desenvolvimento do PGA. Conhecendo a realidade do hospital, esperamos poder contribuir de uma forma mais efetiva e trazer facilitadores ou formas de enfrentar possíveis dificuldades que o hospital tenha para o desenvolvimento do programa”, explicou a pesquisadora Rosa Lucchetta, gerente de pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O infectologista André Cortez, do HAOC, disse que as bactérias multirresistentes são um desafio cada vez maior de tratamento e que, diante disso, o PGA surge como um programa para melhorar o uso de antimicrobianos e consequentemente a qualidade da assistência para os pacientes. “São infecções que acontecem no ambiente hospitalar e se a gente não tiver programas para adequar os antimicrobianos, cada vez mais essas bactérias vão aparecendo. Então, é um programa que busca a segurança do paciente, em primeiro lugar, e a melhoria dele sem sequelas, sem infecções, independente do que ele vier fazer no hospital”, declarou.

A médica infectologista Larissa Negromonte, que coordena a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Santa Isabel, destacou a visita in loco da equipe do HAOC. “Com essa visita, o pessoal do PeGASUS pode conhecer a realidade do hospital para nos auxiliar no Projeto de Gerenciamento de Antimicrobianos. É um projeto que tem alguns meses pela frente para nós desenvolvermos e implementarmos, e que é importante para o hospital e, principalmente, para nossos pacientes”, afirmou.

O PGAs é um projeto desenvolvido através de uma parceria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que selecionou 54 hospitais do SUS em todo o Brasil e o Hospital Municipal Santa Isabel fez história ao ser o único a ser selecionado no Estado para participar do programa que gerencia o uso racional de antibióticos.

Com duração de dois anos, o projeto realizará capacitação técnica dos profissionais do HMSI por meio de um curso na modalidade de Educação à Distância (EAD), autoinstrucional, que apoiará a implementação do PGAs. Durante esse período, será analisado mensalmente o nível de organização do PGA, intervenções realizadas, taxa de aceitação, consumo de antimicrobianos, antibioticoprofilaxia cirúrgica, tempo de hospitalização, mortalidade em 30 dias e dados de custos.