Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

SED/MS lança e-book com práticas inclusivas para estudantes com deficiência auditiva na Rede Estadual de Ensino

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

“A educação especial precisa ser registrada, documentada e valorizada. Porque aquilo que não se registra, se perde”. Foi com essas palavras que a coordenadora de Educação Especial da SED, Janaina Belato, abriu o lançamento oficial do e-book “Práticas para a Educação de Estudantes com Deficiência Auditiva na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul”, ocorrido na tarde desta segunda-feira (08), no auditório da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, em Campo Grande.

A obra digital é fruto do trabalho coletivo do CEADA (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação) e integra as ações previstas no Contrato de Gestão 2025 da SED (Secretaria de Estado de Educação). O material é coordenado pela SUDEB (Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica), por meio da COESP (Coordenadoria de Educação Especial), e apresenta práticas pedagógicas aplicadas nas escolas da Rede Estadual, além de recursos de acessibilidade, tecnologias educacionais e relatos de experiências que contribuem para o atendimento educacional especializado.

O e-book tem como foco principal oferecer suporte aos professores e equipes escolares no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência auditiva. Para o gerente pedagógico do CEADA, Bruno Ribeiro da Cruz, a publicação representa um marco no fortalecimento da educação inclusiva em Mato Grosso do Sul. “Este e-book não é um ponto final, ele é o marco de um processo contínuo, que exige escuta, formação constante, redes de apoio e compromisso ético. É também uma ferramenta que amplia as possibilidades de planejamento inclusivo e fortalece os vínculos com os nossos estudantes”, pontuou.

A importância do material também foi destacada pelo secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, que reforçou o valor histórico e pedagógico da produção. “Essa obra é muito importante hoje, mas será ainda mais relevante no futuro. Quando olhamos para a história da educação, vemos como são raros os registros sobre o trabalho na área de educação especial. E, infelizmente, temos o hábito de desvalorizar o que foi feito antes de nós. Esse e-book é uma forma de reconhecer essas trajetórias, de transformar conhecimento técnico em material acessível e significativo. Nossos profissionais da SED têm capacidade de pesquisa e produção comparável a qualquer universidade, e isso precisa ser evidenciado e respeitado”, finalizou.

Com essa iniciativa, a SED/MS reafirma seu compromisso com a construção de uma educação pública inclusiva, plural e comprometida com a equidade.

Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Fotos: Ricardo Agra SED

Sair da versão mobile