Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Instituto de Identificação confecciona 419 carteiras de identidade em ação social em Corumbá

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Por MRNews

Entre os dias 7 e 10 de julho a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, vinculada à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), participou de mais uma ação social em Corumbá levando serviços essenciais de identificação civil à população. Por meio do II (Instituto de Identificação), foram confeccionadas 419 carteiras de identidade, garantindo o acesso gratuito ao novo documento e promovendo a inclusão social.

A ação foi realizada no CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão), em parceria com a Prefeitura Municipal, e contou com a atuação da equipe da Capital, formada pelos peritos papiloscopistas Ana Lacerda e Jaime Martinelli, além de três atendentes. Durante os quatro dias de trabalho, foram realizados 482 atendimentos, com a emissão de 52 primeiras vias, 367 segundas vias e 63 orientações ao público.

O diretor do Instituto de Identificação, Daniel Ferreira Freitas, ressaltou que esta foi a segunda edição da ação no município neste ano, ampliando o alcance do serviço público à população do interior do Estado.

Seprodes atendeu 15 propriedades e beneficiou 20,5 hectares em junho – Prefeitura Municipal de Bonito

Escola Pública de Ballet emociona no Dia da Família da Funesp – CGNotícias

“Estivemos em Corumbá também no mês de maio, quando confeccionamos 435 carteiras de identidade, e agora retornamos para atender ainda mais pessoas. Nossa missão é levar cidadania e inclusão social a quem, muitas vezes, enfrenta barreiras no acesso a direitos básicos”, afirmou.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) integra, em um único documento, informações pessoais essenciais, facilitando a identificação e o acesso a serviços públicos em todo o país.
De acordo com o diretor, ações como essa têm impacto direto na vida da população.

“A identidade civil abre portas para benefícios sociais, atendimento em saúde, educação e tantos outros direitos. Em poucos dias, conseguimos atender centenas de pessoas, reduzindo a fila de espera e garantindo dignidade à população de Corumbá. Desde janeiro de 2024, já confeccionamos 460.974 carteiras no Estado e estamos próximos de alcançar a marca de meio milhão de documentos emitidos”, completou.

Como solicitar a nova identidade

Imasul leva apoio e cidadania às margens do rio Paraguai em ação do ‘Povo das Águas’ no Alto Pantanal

Bonito recebe novo ônibus escolar com ar-condicionado para transporte de alunos – Prefeitura Municipal de Bonito

O agendamento para emissão da CIN pode ser feito online pelo site http://servicos.sejusp.ms.gov.br. Para o atendimento, é necessário apresentar CPF e certidão de nascimento ou casamento. Outros documentos, como NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor, são opcionais e podem ser incluídos conforme a necessidade do cidadão.

O novo modelo da Carteira de Identidade Nacional adota o CPF como número único e permite a inclusão de dados complementares importantes, como informações de saúde e eleitorais. O documento possui QR Code para validação digital e segue o padrão internacional MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo utilizado em passaportes, aumentando a segurança contra fraudes.

A primeira via do novo RG é gratuita e válida em todo o território nacional. O prazo de validade varia conforme a faixa etária: de 0 a 12 anos, a validade é de 5 anos; de 12 a 60 anos, a validade é de 10 anos; e para pessoas acima de 60 anos, a validade é indeterminada. A gratuidade para a emissão da primeira via do novo RG em Mato Grosso do Sul vai até 2032, conforme estipulado pelo Governo Federal.

Maria Ester Jardim Rossoni, Comunicação Polícia Científica

Sair da versão mobile