Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Reviver Centro Patrimônio PRÓ-APAC: Prefeitura anuncia os primeiros 16 imóveis que poderão ser desapropriados para revitalização urbana – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Cervejaria Vírus Bier, primeiro empreendimento da Rua da Cerveja, no Centro, começou a funcionar em setembro – Rafael Catarcione/ Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio publicou, nesta quarta-feira (16/7), o decreto que declara de interesse público 16 imóveis localizados no Centro da cidade, os primeiros a serem incluídos na nova fase do programa Reviver Centro Patrimônio PRÓ-APAC. A medida é o passo inicial para a futura desapropriação dos imóveis, que estão em estado de abandono e poderão ser leiloados com incentivos para restauração e reuso.

Entre os imóveis escolhidos para o início da ação, nove estão localizados na Rua do Teatro, quatro no Largo São Francisco de Paula e três na Rua Sete de Setembro. A escolha se baseou em uma força-tarefa de mapeamento conduzida pela Prefeitura, que também promoveu, em maio, uma consulta pública para colher sugestões de cidadãos, especialistas e representantes do setor privado sobre edificações em estado de abandono ou degradação na área de atuação do novo programa.

Os imóveis serão desapropriados e ofertados por meio de leilão público. Os arrematantes poderão contar com apoio financeiro de até R$ 3.212,00 por metro quadrado para custear as obras de restauração e requalificação, conforme critérios estabelecidos em edital. Os repasses ocorrerão de forma gradual, a cada etapa concluída do projeto. Caso as intervenções não sejam executadas, os imóveis retornam ao domínio do Município.

– Esse é o primeiro passo deste projeto que busca recuperar imóveis degradados no Centro. A Prefeitura vai apoiar a reconstrução destes imóveis abandonados. Estes são apenas os primeiros. Seguiremos mapeando e identificando outros – destacou o prefeito Eduardo Paes.

A medida integra o escopo do programa Reviver Centro, em vigor desde 2021, e está alinhada às diretrizes do novo Plano Diretor, que prioriza a função social da propriedade, a diversidade de usos e a preservação do patrimônio cultural.

– Com essa ação, damos mais um passo para incentivar a revitalização urbana e a preservação do nosso patrimônio. O PRÓ-APAC reforça o compromisso da Prefeitura com um Centro mais dinâmico, diverso e conectado à sua vocação histórica e cultural – disse o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, Gustavo Guerrante.

O programa é coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento e de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de alinhar políticas públicas voltadas à requalificação urbana e ao fortalecimento da atividade econômica da cidade.

– A recuperação do Centro passa pela ativação econômica do seu patrimônio. O PRÓ-APAC combina preservação e desenvolvimento, ao transformar imóveis abandonados em oportunidades de investimento, geração de empregos e estímulo à economia criativa – afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima.

Histórico do Reviver Centro

Sancionado em 2021, o Reviver Centro garante incentivos fiscais e edilícios e permissões de novos usos para fomentar a construção de moradias e o retrofit de prédios comerciais ociosos, convertendo-os em edifícios de uso residencial ou misto. Em 2023, o programa passou por uma atualização e ganhou novas regras para incentivar ainda mais a atividade imobiliária na região. Desde sua criação, 56 licenças já foram emitidas, totalizando 4.515 novas unidades residenciais no Centro. Das 56, 10 são para construções de novos prédios e 46 são para reconversão de imóveis já existentes (retrofit).

Outra iniciativa da prefeitura foi a criação do Reviver Cultural, programa que visa revitalizar o Centro do Rio por meio da atração de iniciativas culturais, aumentando a circulação na região, também tem foco na recuperação de imóveis vazios e na criação de espaços culturais – 43 fazem parte do programa, dos quais 37 já estão abertos. Já na Rua da Cerveja, que revitalizará a Rua da Carioca com novo projeto urbanístico, já foram inauguradas cinco cervejarias e há mais quatro para abrir.

Categoria:

  • 16 de julho de 2025
  • Marcações: desapropriação Prefeitura do Rio revitalização urbana Reviver Centro Reviver Centro Patrimônio Pró-APAC Reviver Cultural rua da cerveja

    Sair da versão mobile