Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Durante sanção da nova Lei de Organização da PM, prefeito destaca segurança entre pilares do crescimento de João Pessoa

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

O prefeito Cícero Lucena destacou, nesta terça-feira (22), o papel fundamental da segurança pública – em especial da Polícia Militar – no atual momento positivo vivido por João Pessoa. Segundo o gestor, o crescimento da cidade, que vem atraindo pessoas de diversas regiões do País, está diretamente ligado à sensação de segurança que se consolidou nos últimos anos.

Nesse contexto, Cícero Lucena parabenizou o governador João Azevêdo pela sanção da nova Lei de Organização Básica da Polícia Militar da Paraíba (LOB), ocorrida no Teatro Pedra do Reino, onde destacou a importância da medida para o fortalecimento institucional da corporação e para a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente da segurança pública.

O prefeito também reforçou o papel de João Pessoa como uma cidade em ascensão e destacou o compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentável. “Dizer que vocês são parte integrante deste projeto de crescimento, desenvolvimento e conquista é reconhecer o papel de João Pessoa como um dos destinos mais desejados do Brasil. A qualidade de vida, notadamente a segurança, é um dos pilares que nos impulsionam.”, afirmou o prefeito.

A LOB se apresenta como um momento histórico para a segurança pública do Estado, com a reestruturação legal da corporação e o fortalecimento das ações de policiamento em diversas regiões. A nova legislação define com clareza os níveis de organização da Polícia Militar, adequando a estrutura interna às demandas atuais e às exigências operacionais modernas. Segundo o governo, a LOB permitirá maior eficiência na prestação de serviços à população, reforçando o papel da instituição na promoção da ordem e da segurança dos paraibanos.

“Fazendo uma reestruturação em todo o sistema de segurança pública da Paraíba. Já tivemos a oportunidade de realizar e implantar a PCCR de algumas categorias, já apresentamos a Assembleia, foi aprovado e sancionado também a lei orgânica dos bombeiros militares e agora chegou a vez da Polícia Militar. Eu não tenho dúvida nenhuma que será um novo momento. Isso é fundamental que a gente tenha a reestruturação da Polícia, para que cada vez mais possa se prestar o melhor serviço à população”, afirmou o governador João Azevêdo.

Avanço – O secretário da Segurança e da Defeds Social do Estado, Jean Francisco Nunes, afirmou que a iniciativa possibilita a criação de novas estruturas e unidades, impulsionando a reestruturação administrativa e interna de batalhões e unidades especializadas. “Abrange-se, igualmente, as atividades de inteligência, administrativas e operacionais. Ao mesmo tempo, a lei de promoções garante a fluidez e a continuidade do desenvolvimento profissional na carreira militar, um dos pilares fundamentais. Trata-se, portanto, de um avanço substancial, construído de forma colaborativa”, afirmou o secretário.

Durante a solenidade, que também contou com a participação do vice-governador Lucas Ribeiro e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, o governador João Azevêdo apresentou alguns dos equipamentos que compõem a segurança publica do estado, a exemplo viaturas, helicóptero, armas e munições.

Sair da versão mobile